REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Orto...quê? Biden ’orgulhosa’ de Zaíla campeã de ortografia e 1ª em 96 anos 12 Julho 2021

Esse "a" tónico na palavra como é que se ortografa? Como no nome do comediante? Zaila (com i tónico, diga-se) faz a pergunta certa sobre esse sónico ’mareia’, acerta —Murraya— e entra para a história de (quase) um século do concurso de ortografia ao chegar invicta à final da ’Spelling Bee/Abelhinha da Soletração’.

Orto...quê? Biden ’orgulhosa’ de Zaíla campeã de ortografia e 1ª em 96 anos

A laboriosa abelhinha residente em Harvey (na área metropolitana de New Orleans, Louisiana) Zaila Avant-garde ganhou aos 14 anos o concurso nacional de ortografia. A pesada e brilhante taça que a finalista do oitavo ano ergueu bem alto, neste 8 de julho, vem com 50 mil dólares em dinheiro.

No arranque da corrida, em Lake Buena Vista, Flórida, eram mais de duzentos ... Por fim onze. A primeira-dama Jill Biden falou sobre a importância do evento: "Este tipo de competição dá confiança aos concorrentes, o que é de extrema importância para a vida". E relembrou a sua própria experiência aos 12 anos: depois de ganhar uma primeira "bee", fez-se de doente para sair da competição porque "estava nervosa demais". Por isso, conclui: "Estes miúdos mostraram muita coragem e eu digo-lhes que os admiro muito".

Zaila com um segundo nome próprio — Vanguarda/’Avant-garde’, em honra das raízes francesas da região louisiana — diante da pronúncia do vocábulo tinha pelo menos umas vinte opções de escrita: maria, marraya, marya, marea, mareea, marria, maraya, marrya, marrea, marreea, muria, murraya, murya, murea, mureea, murria, muraya, murrya, murrea, murreea ...

Para chegar à Murraya, Zaila teve que deduzir que tinha entrado no trilho da Botânica. E perguntou se era como no nome do comediante (Bill Murray). Pergunta certa, mas à qual o soletrador respondeu com um "Não estou a ver como", que a poderia ter desviado do trilho.

Felizmente, a esse "Não estou a ver como", seguiu-se a dica "é uma formação latina a partir de um nome sueco". Sueco, botânico, Lineu, discípulo Murrray que deu há duzentos anos o seu nome a esse género de arbusto asiático e australiano.

Murraya. Vitória! Confettis sobre a aluna do 8º ano, que só há dois anos começou a entrar em concursos de ortografia. Desde os dez anos é conhecida como recordista de passes vanguardistas no basquetebol, detentora de "três recordes mundiais em dribles com múltiplas bolas". O seu objetivo é ser basquetebolista profissional.

Fontes: New York Times/Washington Post/BBC.Fotos (Getty): Confettis caem sobre Zaila. Seguiram-se os parabéns da primeira-dama Jill Biden.

— -

Nota: Como seria um concurso da ortografia do português?

É desenvolvimento por estágio/estádio? Chamaste/ Chamas-te? Qual o artigo que vem com rodapé, vogal1, vogal2, grogue, aguardente, hélice, personagem? Qual dos pares e porquê: Espontâneo ou expontâneo? À sucapa /socapa? Descobri/Descubri? Cabo-verdiano/Caboverdiano? Negoceia/Negocia? Conselho/Concelho? Plúmbio/Plúmbeo? Com c/s: assessoria, conceção? Com cedilha ou não? Com acento gráfico ou não?

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project