CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Os agricultores da zona de Canto de Fajã estão preocupados com os problemas de água para rega, causados pela avaria na bomba do furo que faz a distribuição para as parcelas. 19 Fevereiro 2022

Os agricultores da zona de Canto de Fajã estão preocupados com os problemas de água para rega, causados pela avaria na bomba do furo que faz a distribuição para as parcelas.

Os agricultores da zona de Canto de Fajã estão preocupados com os problemas de água para rega, causados pela avaria na bomba do furo que faz a distribuição para as parcelas.

Em declarações à Inforpress, o presidente da Associação Tortolho, Kevylson Silva, disse que há cerca de quatro meses que enfrentam o problema e que ainda não verificaram melhorias.

“Já la vão três meses que houve a avaria na bomba do furo que faz a distribuição da água para Canto de Fajã e outras zonas próximas, mas até ainda não houve melhorias para a situação”, informou.

Conforme explicou o representante dos agricultores, a situação “é preocupante”, uma vez que estão a perder as suas culturas por falta de água.

“A maioria das nossas plantações está sendo danificada devido à falta de água e isso é muito complicado, sendo a agricultura a única fonte de rendimento para muitos”, salientou Kevylson Silva, anotando que a resolução definitiva do problema irá implicar um trabalho minucioso, devido à quantidade de tubos que terão de ser retirados.

Segundo informações avançadas pelo presidente da Associação de Agricultores de Canto de Fajã, neste momento serão apoiados pela Unidade Técnica do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (Poser), em São Nicolau.

Também em declarações à Inforpress, José Romário Francez, gestor da Unidade Técnica do programa em São Nicolau, disse que estão implementando um projecto para a substituição da bomba avariada e ainda métodos para redução do custo de energia.

“O projeto que será implementado irá permitir a substituição da bomba queimada por uma nova e ainda instalação de energia fotovoltaica para redução de custos, ou seja, instalação de painéis solares”, reforçou.

O responsável informou ainda que, a empresa que ganhou o concurso já se encontra no terreno para realização dos trabalhos e assim tentar resolver o problema “o mais urgente possível”. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project