Esta iniciativa é fruto da parceria entre a Confederação Africana de Futebol (CAF) e a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).
De acordo com informações avançadas pela organização do evento, já confirmaram a presença neste campeonato para além de Cabo Verde, Senegal, Guiné Bissau, Mauritânia e Gâmbia, cuja sessão de abertura terá lugar em Santa Cruz, na segunda-feira, 19, pelas 11 horas.
Segundo a mesma fonte, participam nesse campeonato, equipas escolares, masculinas e femininas, composto por 8 jogadores, com idades compreendidas entre os 12 aos 15 anos.
Além dos jogos, decorrem ao mesmo tempo diversos workshops e sessões de treinamento, cujo objetivo é despertar os jovens desportistas para outras áreas vocacionais nas quais poderão especializar-se de futuro, além da carreira futebolista.
Assim sendo, serão ministradas formações em Safeguarding (Proteção de jovens), jovens repórteres, jovens árbitros e treinadores de futebol.
O Workshop para Jovens Repórteres começa no sábado (17), pelas 10h30, no Auditório da Uni-CV, retorna na segunda (19), pelas 15 horas, também no Auditório da Uni CV e segue até terça (20), pelas 15 horas, na sede da FCF.
Os oradores para este workshop serão Charles Mbuya, jornalista, apresentador, e comentarista do Canal + (França), João Diogo, Jornalista da RDP África e Mamadou Bah, Media Officer da CAF.
É de realçar que o Programa Escolar Africano de Futebol da CAF é um projeto de desenvolvimento que se concentra no futebol escolar, organizado por meio do Campeonato Africano de Futebol Escolar, que apoia programas que aumentam o impacto social do futebol e também capacitam os países participantes a administrar o futebol por meio de programas de treinamento.