Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Fogo: PAICV reconquistou o seu bastião com a eleição de três deputados 20 Abril 2021

O Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV) reconquistou a ilha do Fogo ao vencer as eleições legislativas de domingo,18, com uma margem de cerca 200 votos a mais.

Fogo: PAICV reconquistou o seu bastião com a eleição de três deputados

Este partido obteve 7.564 votos, correspondente a 49.2 % contra os 7.365 do Movimento para a Democracia (MpD), correspondente a 47.9% enquanto a União cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) ficou com 251 votos, correspondente a 1.6%.

Eva Ortet, Luís Pires e Carlos Fernandinho Teixeira (PAICV) e Filipe Santos e Vanusa Barbosa (MpD) são os novos deputados eleitos para a ilha do Fogo.

Apesar da vitória na ilha, que de resto foi o único círculo eleitoral que o PAICV venceu a nível nacional, este partido não fez a festa pelas ruas da cidade e um pouco pela ilha como fez o MpD, não obstante a derrota deste a nível local.

Eva Ortet disse que o seu partido conseguiu resgatar a ilha que sempre foi bastião do PAICV e agradeceu a população do Fogo pela vitória nesta legislativa, sublinhando que estava à espera desta vitória que no dizer da mesma podia ser melhor.

O PAICV vai analisar posteriormente o que terá acontecido no terreno, sobretudo nos Mosteiros e em Santa Catarina, sublinhando que o importante foi conseguir consolidar a vitória das autárquicas. Prometeu no Parlamento defender a ilha e exigir o que a ilha tem direito.

Por sua vez, Filipe Santos ,do MpD, disse que apesar de derrota a nível local e por uma diferença de menos de 200 votos, o MpD que ganhou essas eleições vai trabalhar para a ilha sem discriminação e para todos para materializar os projectos e propostas apresentados ao eleitorado durante a campanha.

Santos disse estar orgulhoso do trabalho realizado pela sua equipa de campanha e que conseguiram superar o resultado das autárquicas e que não conseguiu a vitória porque houve vários constrangimentos, nomeadamente da mensagem enviada pela Comissão Nacional de Eleições que acabou por confundir as pessoas.

Filipe Santos garantiu que a população pode contar com os deputados do MpD e com o governo porque vão trabalhar para colocar Fogo no patamar que merece.

Quanto a Pedro Ribeiro, cabeça de lista da UCID não foi possível contactá-lo para uma reação aos resultados provisorios das eleiçóes de domingo no Fogo.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project