POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PAICV apresenta listas para Legislativas: Renovação em 62% com aposta na juventude e paridade 11 Mar�o 2021

O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) acaba de apresentar, esta quinta-feira, 11, na cidade da Praia, as listas para as próximas eleições legislativas, que terão lugar a 18 de Abril de 2021. O cordenador nacional Fernado Moeda destaca que, após um longo processo interno de debate e auscultação das estruturas, a Comissão Política Nacional aprovou, nos termos estatutários e como lhe incumbe, as listas do PAICV concorrentes a todos os Círculos Eleitorais no País e na Diáspora. Anuncia que, num total de 72 candidatos efetivos, 62 concorrem pela primeira vez ao cargo de deputado, o que significa que apenas 10 dos deputados que terminam o mandato no final desta IX Legislatura renovam o mandato - 62 eleitos atuais, incluindo Felsiberto Vieira e Júlio Correira que estão vários anos no paralmento, ficaram fora da lista - mas podem ser aproveitados em outras frentes da luta segundo apurou este jornal.

  PAICV apresenta listas para  Legislativas:  Renovação em 62% com aposta na juventude e paridade

De acordo com Fernado Moeda, as listas que o PAICV apresenta ao eleitorado espelham a importância que o Partido atribui às eleições legislativas de 2021. Fernando Moeda, que é membro da Comissão Poltica Nacional, destaca que as mesmas integram militantes, simpatizantes e individualidades independentes da sociedade civil, visando «a construção de uma cada vez maior aliança entre o Partido e a Sociedade, e que colocam os interesses de Cabo Verde em primeiro lugar».

Mas segundo o conferencista, os critérios adatados na constituição das listas não ficaram por aí. “De igual forma, na feitura destas listas, integradas por individualidades com profunda visibilidade e notoriedade bem como vivência social nos respetivos círculos eleitorais e dotadas de capacidade e competência técnica nas suas áreas de actividade, os fatores compreometimento e engajamento político na construção de ’UM CABO VERDE PARA TODOS’ e renovação estiveram sempre presentes».

Acrescenta que foi um processo e caminhos longos, mas que valeu a pena trilhar pelos resultados alcançados. A gestão de expetativas pessoais foi um dado muito importante em todo o processo, acabando por imperar os superiores interesses do País na escolha dos candidatos”, fundamenta o membro da Comissão Política Nacional e Coordenador das Eleições Legislativas do partido liderado por Janira Hopffer Alamda.

Limpeza de veteranos na lista e geração de novos políticos

«É assim que, num total de 72 candidatos efetivos, 62 concorreram pela primeira vez ao cargo de deputado, o que significa que apenas 10 dos deputados que terminam o mandato no final desta IX Legislatura podem renovar o mandato», destacou.

Para os críticos «há uma limpeza de veteranos na lista», em que muitos deputados com vários anos no parlamento, incluindo o parlamentar Felisberto Vieira, Júlio Correia, Manuel Inocêncio Sousa, Filomena Martins e Carlos Delgado, ficaram de fora. Mas outros mais jovens, como José Sanches e Adilson Bandeira, foram excluidos da lista, segundo fontes deste jornal, mais por perda da confiança política junto da liderança e das bases do partido - passaram a vida a dificultar o trabalho da oposição e aprovar iniciativas do MpD (lei da regionalização e outras propostas que tiveram apoio de outros deputados tambarina), desrespeitando as orientações da bancada do PAICV.

Fernando Moeda avança, por outro lado, que há ainda a assinalar que, num total de 151 candidatos, entre efetivos e suplentes, 83 são do género masculinos e 68 do género feminino e que 04 mulheres são cabeça de lista . A lei da paridade foi, segundo ele, cumprida com uma percentagem de mulheres de 46% aproximadamente.

O conferencista revela que a juventude é uma constante em todos os Círculos Eleitorais nas listas do PAICV. Destaca que, em 72 mandatos ou concorrentes efetivos possíveis, 12 são jovens com menos de 35 anos de idade.

“A nível da formação encontramos uma grande variedade de que destacamos a presença de juristas, professores, economistas, gestores, profissionais da saúde das áreas sociais, entre outras”, sublinha Fernando Moeda.

Cabeças-de-lista no país e na Disáspora

Segundo a mesma fonte, para os diferentes Círculos Eleitorais das ilhas, as listas do PAICV às legislativas de 18 de Abril são encabeçadas, conforme se segue:

  • Janira Hopffer Almada, lider do partido e candidata a Primeira-ministra (Santiago Sul);
  • João Batista Pereira (Santiago Norte)
  • Josina Freitas (São Vicente)
  • Rosa Rocha (Santo Antão)
  • Eva Ortet (Fogo)
  • Hipólito Barreto (São Nicolau)
  • Démis Almeida (Sal)
  • Walter Évora (Boa Vista)
  • Edson Alves (Maio)
  • Clóvis Silva (Brava).
  • Alberto Alves (Américas);
  • Mário Teixeira (África)
  • Francisco Pereira (Europa e Resto Mundo)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project