ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PAICV considera “erro crasso” Governo negar falhas no processo de privatização dos TACV 26 Janeiro 2022

O PAICV considerou hoje um “erro crasso” o Governo não reconhecer as falhas no processo de privatização dos TACV e exortou o executivo a iniciar um processo “mais transparente” e que acautele devidamente os interesses dos cabo-verdianos.

PAICV considera “erro crasso” Governo negar falhas no processo de privatização dos TACV

Esta consideração foi feita pelo líder da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição), João Baptista Pereira, durante a sua intervenção no debate com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

O PAICV, de acordo com o deputado, saúda a iniciativa proposta pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), em promover o debate em torno do tema “O papel dos transportes na economia e na integração regional”.

O debate, ao seu ver, deve permitir ao parlamento e aos cabo-verdianos revistarem os compromissos feitos em 2016, fazer a avaliação do percurso feito, identificar os factores de insucesso e conhecer as medidas que estão gizadas pelo Governo no sector dos transportes em Cabo Verde.

Os ganhos e melhorias apontados pelo primeiro-ministro, para João Baptista Pereira só são sentidos pelo Governo e não correspondem à realidade, acrescentando que o PAICV reconhece que o sector dos transportes é um dos principais factores de produção na economia de qualquer país e particularmente para Cabo verde devido à sua condição arquipelágica e a sua vasta comunidade emigrada.

“Em 2016, o MpD disse: vamos construir um sistema de transportes integrado competitivo e seguro, o nosso compromisso é ligar de forma eficiente e regular as ilhas entre si e ao mundo, o sector marítimo prometeu dotar o país de uma frota moderna e segura e garantir linhas regulares inter-ilhas”, lembrou, acrescentando que a nível dos transportes aéreos o Governo definiu uma política de prestação de serviços que priorizava a ligação inter-ilhas e do país com o mundo.

No entanto, realçou, o Governo com base nessas primícias decidiu privatizar por ajuste directo e transferir para investidores privados e estrangeiros os serviços dos transportes aéreos e marítimos em Cabo Verde, pelo que, deve reconhecer perante os cabo-verdianos que esta opção e a forma como os processos foram conduzidos falharam redondamente.

João Baptista Pereira considerou que os resultados negativos da privatização dos TACV são do conhecimento de todos dos cabo-verdianos que não viram aterrar no país os 11 aviões prometidos, não tomaram conhecimento de que o Governo recebeu os 48 mil contos resultantes da venda e nem a existência do tal “parceiro estratégico propalado” em Cabo Verde.

“Temos sim, dinheiro fresco com montantes elevadíssimos injectados pelo Governo nos CVA, mais de 7 milhões em avales concedidos pelo Estado, que constitui agora divida pública a ser paga pelo cabo-verdianos e um deficit nas contas da empresa de mais de 16 milhões de contos”, declarou, reforçando que o sector marítimo também falhou porque o parceiro estratégico não mostrou capacidade financeira e nem experiência no ramo para assegurar as ligações marítimas inter-ilhas.

O líder da bancada parlamentar do principal partido da oposição questionou neste sentido, o primeiro-ministro como é que pretende concretizar o projecto de fazer de Cabo Verde um ‘hub’ aéreo no continente africano, uma vez que prometeu no seu programa de governação criar as condições durante esta legislatura para a melhorar o sector dos sectores dos transportes.

“Para o PAICV seria um erro crasso o Governo não reconhecer as falhas no processo de privatização dos TACV que iniciou em 2016. Exortamos o Governo a iniciar um processo mais transparente, consensual, partilhado e que acautela devidamente os interesses dos cabo-verdianos e do Estado”, concluiu, indagando quais as políticas que o Governo tem em carteira para melhorar o papel dos transportes na economia e na integração regional. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project