Rui Semedo fez esta consideração aos jornalistas, à margem de uma conferência de imprensa, na sede do partido, na cidade da Praia, sobre o balanço de uma visita efectuada à ilha do Maio dos dias 26 a 28 de Agosto.
Para Rui Semedo, é preciso definir um plano no combate à criminalidade “que ultrapasse o Governo” e não, simplesmente, “tapar o sol com a peneira” como vem sendo feito pelo partido.
“A questão da segurança e criminalidade na capital no país é grave, teremos que juntar todos, com humildade, e definir um plano que ultrapasse os governos, de combate e de garantia que dê segurança aos cidadãos e ao país”, pontuou.
Segundo relatos da imprensa, no domingo, 27, os detentos que se encontravam em vias de ser apresentados ao juiz para o primeiro interrogatório conseguiram escapar através de uma janela do Tribunal da Comarca da Praia, encontrando-se, até o momento, em fuga.
Os indivíduos em causa, supostamente partes de um grupo de seis detidos acusado de formação de quadrilha, tráfico de drogas, roubo e posse ilegal de arma, terão feito refém uma funcionária em serviço tendo um deles subido em cima de uma mesa e arrebentado o vidro da janela por onde conseguiu fugir.
Os dois oficiais de serviço teriam tentado no momento imobilizar os criminosos com a arma em punho, mas sem resultados, tendo de seguida alertado a Polícia Nacional para a mobilização de efectivos.
A Semana com Inforpress