POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PAICV preocupado com «repressão na Guiné-Bissau» e solidariza-se com o PAIGC 19 Mar�o 2022

O PAICV endereçou hoje a sua solidariedade para com o PAIGC, na Guiné Bissau, cuja sede foi, ontem, vítima de uma invasão com agressão trazida em vários feridos, «interrompendo a reunião do Comité Centra do partido, violentando pessoas e deixando um rasto de feridos e elevados dados materiais».

PAICV preocupado com «repressão na Guiné-Bissau» e solidariza-se com o PAIGC

«O PAICV, tomando conhecimento deste facto, vem por esta via manifestar toda a sua solidariedade ao partido irmão da Guiné-Bissau, que estará a ser vítima de atos que poderão pôr em causa a liberdade de reunião e os normais direitos de os partidos políticos poderem funcionar livremente num Estado de Direito democrático», lê-se no comunicado remetido ao ASemanaonline.

Para o partido liderado por Rui Semedo, « a violência deve ceder lugar ao diálogo e à negociação política». Tudo com vista a se construir as bases de um entendimento duradouro e a promoção da harmonia nacional para se poder enfrentar com sucesso a crise profunda que afeta o mundo neste momento.

«O PAICV apela as partes envolvidas à calma e a serenidade, preservando a integridade física das pessoas e garantindo que o Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde possa realizar, na tranquilidade, o seu Congresso ordinário eletivo», acrescentou.

Segundo a mesma fonte, PAICV apela ainda o respeito integral pelos direitos constitucionais que garantam a liberdade de reunião e de expressão dos partidos políticos que constituem pilares fundamentais nas democracias como as nossas.

É de salientar que o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, acusou hoje (ver este jornal) o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, de estar por detrás das ações da polícia no incidente com militantes do seu partido nesta sexta-feira (18.03).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project