DIÁSPORA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PAICV quer maior apoio aos emigrantes cabo-verdianos e pede contributo dos poderes locais e central 04 Dezembro 2021

Os deputados do Partido da Independência de Cabo Verde (PAICV) pelos círculos eleitorais da América e Europa pediram hoje maior apoio aos emigrantes cabo-verdianos, uma proposta que envolve a parceria com os poderes central e locais.

PAICV quer maior apoio aos emigrantes cabo-verdianos e pede contributo dos poderes locais e central

Segundo a Inforpress, a observação foi feita pelo deputado do PAICV para a América, Alberto Alves, à saída do encontro com o presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaias Varela.

O deputado explicou que o encontro enquadra-se num conjunto de visitas que os deputados têm feito, e vai na linha de querer reunir vontades de protagonistas políticos, nomeadamente autarcas, deputados e membros do Governo, que juntos, possam criar um mesmo discurso para servir os emigrantes.

“Temos que sair um pouco de meras palavras e declarações políticas para avançarmos a actos concretos, porque a emigração cabo-verdiana tem sido solidária com o País, pois tem investido, gerado emprego, contribuído no momento de pandemia e outras calamidades, como erupção vulcânica e a dengue”, assinalou.

No entanto, disse Alberto Alves, há muita reclamação por parte dos mesmos, já que quando regressam ao arquipélago não são bem tratados nas alfândegas, há muita morosidade na administração pública, burocracia e impedimentos vários.

“São nesses aspectos que queremos servir de porta-voz dos emigrantes, junto dos poderes, local sobretudo, que é a primeira instituição de relacionamento e que está mais próxima dos emigrantes que regressam para fazer qualquer tipo de investimento”, adiantou.

Uma das questões mais abordadas está relacionada aos transportes, que conforme o deputado, já não há voo directo dos Estados Unidos da América para Cabo Verde, sendo apenas com Portugal.

Contudo, mostrou-se satisfeito com o resultado do encontro com o edil de São Domingos, apontando que verificou muito sentimento e vontade de Isaías Varela em apoiar os emigrantes do concelho, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project