CINEMA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Txan Film exibe 3 curtas-metragens premiados de mulheres cineastas 26 Mar�o 2023

A Txan Film, produtora cinematográfica, apresenta uma série de filmes online (via ZOOM), celebrando as mulheres que contam nossas histórias, que inclui uma coleção de três curtas-metragens premiadas.

 Txan Film exibe 3 curtas-metragens premiados de mulheres cineastas

A iniciativa faz parte da 3ª edição da programação do DjarFogo International Film Festival 2023, que homenageia o trabalho e o legado de cineastas mulheres, que aconteceu no dia 25 de março.

Conforme informações avançadas a este jornalonline, após as exibições, have um momento de perguntas e respostas com os cineastas convidados.

Este programa exclusivo promove e celebra filmes premiados de cineastas femininas dos Estados Unidos da América, Ruanda e Turquia.

Os filmes exibidos são, O ARMÁRIO DA VOVÓ - prêmio de melhor animação da diáspora, com direção de Lisa Maydwell, EUA. Trata-se de uma animação narrativa curta que conta a história de um avô que compartilha histórias com sua neta Kamilah sobre histórias de mulheres afro-americanas usando a magia em seu armário.

O segundo filme rodado é A DOCE VIDA, prêmio de reconhecimento estrangeiro especial, dirigido por Melihat özdoğan ağgül, Turquia. A curta- metragem aborda a história, o pai de um menino de 10 anos que não tem ninguém além de seu pai é morto por sua amante. A criança luta para sobreviver na rua.

E o terceiro filme, dirigido por Gahigiri Kantarama, da Ruanda, ETHEREALITY, prêmio de reconhecimento especial continental africano. A história desse filme propõe uma reflexão sobre a migração e o sentimento de pertença.

É de referir que a Txan Film Productions & Visual Arts é uma premiada produção cinematográfica independente sediada em Los Angeles, e em Cabo Verde.
Produzem filmes que retratam o “histórias históricas” e ficção, que capturam a essência da diáspora africana, principalmente a costa oeste
da África, incluindo países de língua portuguesa, ilhas do Caribe, ilhas de Cabo Verde e as Américas.

Em 2019 fundaram o Festival Internacional de Cinema DjarFogo anual, que traz centenas de filmes e cineastas para Cabo Verde anualmente.

O programa inclui o Africa Film Lab / Filmmaking Mentoria, exibição de filmes de competição, workshops e aulas de cinema para cabo-verdianos
estudantes e cineastas para dar-lhes voz e meios para se expressarem criativamente através de Filme.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project