ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PM de Cabo Verde solidário com vizinho arquipélago das Canárias afetado por erupção 23 Setembro 2021

O primeiro-ministro de Cabo Verde disse hoje que está solidário com o vizinho arquipélago das Canárias, face à erupção do vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma.

PM de Cabo Verde solidário com vizinho arquipélago das Canárias afetado por erupção

“Tive uma conversa telefónica ontem [terça-feira] com o Presidente do Governo Autónomo das Canárias, em que manifestei solidariedade pela difícil situação que vive La Palma, derivada da erupção vulcânica”, disse o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Segundo escreve Lusa, os arquipélagos vulcânicos das Canárias (Espanha) e de Cabo Verde, ambos próximos à costa africana e separados por menos de 1.500 quilómetros, mantêm fortes relações de proximidade, nomeadamente ao nível económico.

Os dois arquipélagos já assumiram anteriormente que pretendem retomar as reuniões de alto nível — que não se realizam desde o início da pandemia de covid-19 -, entre o Governo de Cabo Verde e o Governo Regional das Canárias, depois de a última cimeira ter acontecido em janeiro de 2018.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no domingo depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região, cita Lusa.

Conforme ainda a mesma fonte, dezenas de casas já foram destruídas pela lava do vulcão que continua a correr em direção ao mar, mas não há vítimas depois de as autoridades terem retirado mais de 6.000 pessoas da zona da erupção.

A agência espanhola Efe noticiou que o gestor da navegação aérea em Espanha emitiu uma recomendação, como medida preventiva, para que sejam suspensos os voos para a ilha de La Palma.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project