Em comunicado, o Governo explica que Xanana Gusmão tem previsto durante a visita à China um encontro com o Presidente chinês, Xi Jinping “para discutir a cooperação bilateral entre os dois países”.
Na agenda do chefe do Governo timorense está igualmente um encontro com estudantes timorenses que se encontram naquele país.
Xanana Gusmão é acompanhado na visita pelo vice-primeiro-ministro, ministro Coordenador dos Assuntos Económicos e ministro do Turismo e Meio Ambiente, Francisco Kalbuadi, dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Bendito Freitas, da Administração Estatal, Tomás Cabral, da Juventude, Desporto e Arte e Cultura, Nélio Isaac, e ainda do Planeamento e Investimento Estratégico, Gastão de Sousa.
Durante a visita deverão ser assinados dois memorandos de entendimento com a China, um dos quais para reforço do “desenvolvimento económico e social de ambos os países”, em setores como comércio, investimento e turismo.
O segundo memorando refere-se à cooperação para a descentralização administrativa e o desenvolvimento local no município de Manatuto, a leste da capital timorense.
O Governo anunciou em comunicado esta semana que o primeiro memorando vai ser assinado entre o Ministério do Planeamento e Investimento Estratégico timorense e a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China.
Abrange, em concreto, o “reforço do intercâmbio de informações no domínio da gestão macroeconómica e do planeamento de desenvolvimento a médio e longo prazo, com vista à promoção do desenvolvimento económico e social de ambos os países”.
Permite, segundo o Governo, “promover, desenvolver e reforçar o comércio, o investimento, o turismo e o intercâmbio cultural”.
No caso do segundo documento, o memorando vai ser assinado pela Província de Hunan, da República Popular da China, e a Administração Municipal de Manatuto a representar pelo ministro da Administração Estatal.
Visa, explica o Governo, “o estabelecimento de relações de cooperação para a promoção da descentralização administrativa e o desenvolvimento local de municípios”.
Um total de 32 atletas timorenses, 24 mulheres e oito homens, acompanhados por 16 treinadores e outros responsáveis, participam na edição deste ano dos Jogos Asiáticos, a 19.ª da competição onde concorrem atletas de 41 países.
Os atletas timorenses competem nas modalidades de ténis, atletismo, taekwondo, karaté, natação, tiro, boxe, halterofilismo, badminton e vólei de praia.
O Butão, as Maldivas e Timor-Leste são os únicos dos 46 países que participaram nas primeiras 18 edições que ainda não conquistaram qualquer medalha.
Atletas timorenses já conquistaram medalhas nos Asian Para Games e nos Southeast Asian Games.
A Semana com Lusa