LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PR angolano aprova acordos de financiamento de 420 ME para combater seca severa 08 Outubro 2022

Presidente angolano, João Lourenço, aprovou dois acordos de financiamento para a cobertura do projeto de abastecimento de água para o combate à seca severa e às alterações climáticas orçados em 420 milhões de euros.

PR angolano aprova acordos de financiamento de 420 ME para combater seca severa

Segundo o despacho presidencial 236/22 de 05 de outubro, a que a Lusa teve hoje acesso, os dois acordos de financiamento visam a cobertura financeira do Projeto de Resiliência Climática e Segurança Hídrica de Angola (Reclima) a celebrar com a República de Angola e instituições multilaterais.

Com o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) o acordo é novo “valor global de 300 milhões de dólares, equivalente a 267, 9 milhões de euros” e com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no valor global de 150 milhões de dólares (152 milhões de euros).

Para a materialização do programa de combate à seca severa e às alterações climáticas, a ministra das Finanças, Vera Daves, autorizada pelo Presidente angolano, assinou na quinta-feira, em Luanda, o acordo de financiamento do Reclima com o Banco Mundial.

O Reclima deve melhorar os serviços de abastecimento de água para a segurança hídrica em áreas rurais e urbanas e as autoridades angolanas preveem abranger cerca de 955.000 pessoas.

A iniciativa deve permitir também o acesso à água confiável para beber, pescar, para a agricultura e pecuária a 19.250 pessoas pobres por meio da construção da Barragem de Sendi, na província angolana da Huíla, igualmente afetada pela seca.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project