NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PR convidado a apadrinhar o Movimento Mundial de Candidatura da Crioulização e das Culturas Crioulas 21 Janeiro 2022

O Presidente da República, José Maria Neves, foi convidado para, ao mais alto nível, apadrinhar a candidatura liderada pela República de Seychelles, do Movimento Mundial de candidatura da crioulização e das culturas crioulas a património mundial.

PR convidado a apadrinhar o Movimento Mundial de Candidatura da Crioulização e das Culturas Crioulas

Segundo a Infrpress, o convite foi efectuado hoje durante um encontro que reuniu o Chefe de Estado cabo-verdiano com o consultor internacional e coordenador do referido movimento, Marc Lintz, e o músico e escritor cabo-verdiano Mário Lúcio.

Em declarações à imprensa, após à audiência, Mário Lúcio disse que José Maria Neves é o primeiro Chefe de Estado a receber o convite para ser o padrinho e porta-voz do Movimento de Candidaturas das Culturas Crioulas e da Crioulização.

De acordo com este responsável, o Presidente da República aceitou o convite e manifestou por sua vez, que tem um projecto presidencial para, nos próximos tempos, realizar em Cabo Verde, uma cimeira mundial de países e nações crioulas.

“Confirmou-nos que esta era também ideia dele e vamos trabalhar em conjunto com a equipa dele para ter aqui vários Chefes de Estado, governantes, ONG, movimentos das culturas crioulas do mundo. Portanto, isto vai ser feito nos próximos tempos, ainda não sabemos a data, e nós estamos a apoiar na realização do conceito e junto do consultor Marc Lintz conseguir mobilizar fundos para realizar esta primeira cimeira mundial”, acrescentou.

Informou ainda que o encontro com o Presidente da República, serviu para além de oficializar o convite, entregar um exemplar da sua mais recente obra intitulada “Manifesto a Crioulização” cujo processo está a despertar pensamentos a nível mundial.

Ainda durante a audiência Mário Lúcio disse avançou que informou ao Chefe do Estado de que Cabo Verde através da editora musical Marémúsica, foi contemplado com o Projecto de Apoio ao Sector Cultural e à Criação na África Ocidental (AWA), um fundo de estruturação para os operadores culturais financiado pela União Europeia, através do Secretariado dos Países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), em colaboração com o Institut Français e Institut Koré, do Mali, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project