O chefe de Estado de Angola destacou a figura de Amílcar Cabral como teórico e pensador da luta de libertação nacional, ao lado de outras personalidades africanas importantes como Agostinho Neto, Kwame Nkrumah, Patrice Lumumba, entre outras. João Lourenço informou que a doação à FAC, cujo montante pediu para ser depois formalmente anunciado, é para apoiar o funcionamento da fundação.
Pedro Pires agradeceu este gesto do Presidente angolano, bem como o outro financiamento antes assegurado para a candidatura dos escritos de Amílcar Cabral ao programa "Memórias do Mundo" da UNESCO. PP mostrou ao João Lourenço e a sua comitiva os vários documentos históricos recolhidos e expostos na instalação da FAC, visando a preservação da memória de Amílcar Cabral e da Luta da libertação na Guiné e Cabo Verde e em outros países da expressão oficial portuguesa – caso de Angola com materiais sobre o herói Agostinho Neto que foi primeiro Presidente de Angola e de Mário Pinto de Andrade, ensaísta e ativista político angolano e fundador e primeiro presidente do MPLA. Logo depois, João Lourenço visitou o Memorial Amílcar Cabral, onde depositou uma coroa de flores.
Entrega das chaves da cidade da Praia
Ainda no período de manhã desta segunda-feira, o PR de Angola foi acolhido numa sessão especial na Câmara Municipal da Praia, onde recebeu as chaves da Cidade das mãos do Presidente da Câmara. Além de realçar a importância do ato, Francisco Carvalho agradeceu o fato de a sua câmara ter sido contemplada no programa da visita do chefe de Estado angolano ao nosso país.
Por sua vez, João Lourenço agradeceu a edilidade por lhe ter entregue as chaves da capital cabo-verdiana e declarou sentir-se honrado com esta iniciativa.