BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PR de Angola visita Fundação Amílcar Cabral e faz doação à instituição 15 Mar�o 2022

O presidente João Lourenço visitou, na manha desta segunda-feira, a Fundação Amílcar Cabral-FAC, onde assinou o livro de honra em memória de Cabral e demais combatentes da liberdade da Pátria. Acompanhado do seu homólogo José Maria Neves, o PR angolano anunciou uma doação à instituição, que foi entregue ao presidente da fundação, comandante Pedro Pires.

PR de Angola visita Fundação Amílcar Cabral e faz doação à instituição

O chefe de Estado de Angola destacou a figura de Amílcar Cabral como teórico e pensador da luta de libertação nacional, ao lado de outras personalidades africanas importantes como Agostinho Neto, Kwame Nkrumah, Patrice Lumumba, entre outras. João Lourenço informou que a doação à FAC, cujo montante pediu para ser depois formalmente anunciado, é para apoiar o funcionamento da fundação.

Pedro Pires agradeceu este gesto do Presidente angolano, bem como o outro financiamento antes assegurado para a candidatura dos escritos de Amílcar Cabral ao programa "Memórias do Mundo" da UNESCO. PP mostrou ao João Lourenço e a sua comitiva os vários documentos históricos recolhidos e expostos na instalação da FAC, visando a preservação da memória de Amílcar Cabral e da Luta da libertação na Guiné e Cabo Verde e em outros países da expressão oficial portuguesa – caso de Angola com materiais sobre o herói Agostinho Neto que foi primeiro Presidente de Angola e de Mário Pinto de Andrade, ensaísta e ativista político angolano e fundador e primeiro presidente do MPLA. Logo depois, João Lourenço visitou o Memorial Amílcar Cabral, onde depositou uma coroa de flores.

Entrega das chaves da cidade da Praia

Ainda no período de manhã desta segunda-feira, o PR de Angola foi acolhido numa sessão especial na Câmara Municipal da Praia, onde recebeu as chaves da Cidade das mãos do Presidente da Câmara. Além de realçar a importância do ato, Francisco Carvalho agradeceu o fato de a sua câmara ter sido contemplada no programa da visita do chefe de Estado angolano ao nosso país.

Por sua vez, João Lourenço agradeceu a edilidade por lhe ter entregue as chaves da capital cabo-verdiana e declarou sentir-se honrado com esta iniciativa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project