AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PR defende que é preciso aumentar consciência ambiental para sustentabilidade do desenvolvimento do País 18 Dezembro 2022

O Presidente da República afirmou hoje que os fenómenos naturais interpelam a todos a prestarem mais atenção aos oceanos e defendeu o aumento da consciência ambiental para a sustentabilidade do desenvolvimento do País.

PR defende que é preciso aumentar consciência ambiental para sustentabilidade do desenvolvimento do País

José Maria Neves fez estas declarações à Inforpress, hoje no Tarrafal de Santiago, depois de participar na campanha de plantação de árvores, numa conversa aberta sobre o voluntariado para a preservação ambiental e numa campanha de limpeza nas praias, no âmbito do encerramento do Ano das Montanhas declarado pelo mesmo em Abril, em Cova, Santo Antão.

Segundo o Chefe de Estado, as secas, as fomes, a mortandade, as erupções vulcânicas, as chuvas torrenciais fazem parte das mudanças climáticas, sendo que as secas têm sido cada vez mais severas.

Os fenómenos naturais interpelam no sentido de prestarmos mais atenção na acidificação dos oceanos, ao aumento do nível das águas do mar e também a toda a problemática do lixo produzido e a poluição e todo o consumo do plástico que fazemos aqui em Cabo Verde”, referiu.

Neste sentido apelou a um engajamento de todas as instituições da sociedade e do País no sentido de trabalharem para aumentar a consciência ambiental para garantir a sustentabilidade do desenvolvimento ambiental do País.

Em relação à conversa aberta sobre “O papel voluntariado na preservação ambiental”, o Presidente da República defendeu que é necessário continuar a trabalhar mais para estender o voluntariado a nível nacional.

José Maria Neves teve ainda a oportunidade de constatar e falar com um grupo de voluntários que promoveram uma limpeza subaquática, acção essa que, segundo o mesmo, demonstra o impacto que o homem tem tido perante as praias e os oceanos e que interpela a todos no sentido de proteger melhor o ambiente e cuidar do lixo produzido.

O Chefe de Estado teve ainda a oportunidade de participar na campanha de plantação de árvores, iniciativa essa promovida pela Câmara Municipal do Tarrafal e que, de acordo com o mesmo, irá contribuir para embelezar a cidade, mas também para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

A iniciativa visa sensibilizar o País para a necessidade de se proteger a biodiversidade e promover o bem-estar e a sustentabilidade das comunidades montanhosas, a proclamação do Ano das Montanhas decorreu da iniciativa da Organização das Nações Unidas que, em Dezembro do ano passado, aclamou 2022 como o Ano Internacional do Desenvolvimento Sustentável das Montanhas.

O concelho do Tarrafal de Santiago foi o palco escolhido para receber hoje as actividades que encerram uma série de realizações efectivadas pela Presidência da República, de Abril a esta parte, sob o lema “Juntos pela reconstrução de um futuro mais verde, mais resiliente e mais inclusivo!” A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project