Nana Akufo Addo, que visita Moçambique durante três dias, vai ser recebido pelo chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, na sexta-feira, na Presidência da República, refere a nota.
“Os dois estadistas irão partilhar informações sobre a situação política, económica e social nos dois países, na região, continente e no mundo”, acrescenta a Presidência moçambicana.
Moçambique e Gana, que estão atualmente entre os membros não permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, têm manifestado a intenção de reforçar a cooperação bilateral desde maio de 2022, quando o chefe de Estado moçambicano realizou uma visita de três dias ao Gana.
Na quarta-feira, quadros dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e Cooperação dos dois países, reunidos em Maputo, defenderam setores como defesa, recursos minerais, energia e agricultura como prioritários na cooperação.
“Na nossa opinião, a cooperação empresarial é crucial. É imperioso encorajar as câmaras de comércio dos dois países a aproximarem-se entre si e assumirem o seu papel histórico de impulsionadores do intercâmbio entre os homens de negócios, pois, as oportunidades nos nossos dois países são imensas”, declarou a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, na abertura da reunião da comissão mista entre os dois países na quarta-feira.
A Semana com Lusa