Numa carta endereçada ao presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, no âmbito do aniversário do município e do seu santo padroeiro, “Nhu Santu Nomi”, que se assinala hoje, José Maria Neves, augurou os maiores sucessos à edilidade e a todos ribeiragrandenses residentes e espalhados pela diáspora.
O chefe de Estado destacou o facto de as festas deste ano se celebrarem “sob o signo da fé e da esperança”, lembrando que a Cidade Velha acolheu a abertura dos 10 anos de comemorações dos 500 anos da criação da Diocese de Santiago de Cabo Verde, que vai ocorrer em 2033.
José Maria Neves exortou o município a se engajar “empenhada e criativamente nas celebrações” e aproveite a oportunidade para promover Ribeira Grande e construir factores de competitividade local.
Reconheceu, no entanto, que não obstante os desafios, Ribeira Grande de Santiago tem alcançado “ganhos visíveis” com destaque para a retoma, em breve, da construção da Orla Marítima da Cidade Velha, que, no seu entender, “vai dinamizar ainda mais a zona classificada Património Mundial da Humanidade”.
José Maria Neves instou ainda Ribeira Grande de Santiago a investir em sectores-chave como agricultura, pesca, cultura e turismo, por forma a tirar o maior proveito do estatuto Cidade Velha Património Mundial da Humanidade.
“Felicito, de forma calorosa, todos os munícipes e aqueles que se encontram nas outras ilhas, bem como na nossa imensa diáspora e coloco-me à vossa disposição para toda a colaboração possível, visando o desenvolvimento durável da Ribeira Grande de Santiago”, declarou na sua mensagem.
O município de Ribeira Grande de Santiago foi criado em 2005, quando duas freguesias do antigo Concelho da Praia foram separadas para formar o Concelho de Ribeira Grande de Santiago. Durante um período de transição, o município foi governado pela chamada Comissão instaladora. A 18 de Maio de 2008 foi realizada a primeira eleição municipal, ganha pelo Movimento para a Democracia (MpD).
Conforme os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Ribeira Grande de Santiago tem o total de 7.757 de habitantes, sendo 50,6% do sexo feminino e 49,4% do sexo masculino.
Do total do número de habitantes de Ribeira Grande de Santiago, 1,6 representa a população de Cabo Verde e 2,8 da ilha de Santiago.
A cidade da Ribeira Grande de Santiago, mais conhecida por Cidade Velha, sede do concelho do mesmo nome, situa-se a cerca de 15 km da cidade da Praia, na ilha de Santiago. Possui duas freguesias, Santíssimo Nome de Jesus e São João Baptista. Proclamada no século XVI, a Cidade Velha é considerada o berço da nação cabo-verdiana.
Foi a primeira cidade erguida pelos portugueses em África e a primeira capital de Cabo Verde.
A Semana com Inforpress