ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PR na cimeira da UA em Malabo: Terrorismo, extremismo violento e mudanças inconstitucionais de governo em África no centro das atenções 26 Maio 2022

O Presidente da República de Cabo Verde seguiu, esta quinta-feira, 26 de maio, rumo a Malabo, Guiné Equatorial, onde vai participar, nos dias 27 e 28 deste mês, em duas sessões extraordinárias seguidas da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA). Estarão em análise temas quentes da actualidade africana como «os desafios do terrorismo e do extremismo violento, bem como as mudanças inconstitucionais de governo no continente negro, com vista a tomarem ações urgentes e medidas necessárias para apoiar os países que estão a enfrentar os graves efeitos do terrorismo».

PR na cimeira da UA em Malabo: Terrorismo, extremismo violento e mudanças inconstitucionais de governo em África no centro das atenções

Conforme a nota remetida ao Asemanaonline, nesta sexta-feira José Maria Neves representa, ao mais alto nível, Cabo Verde na 15ª Sessão Extraordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana – Cimeira Humanitária e Conferência de Doadores da União Africana.

«O encontro tem por objetivo discutir desafios relacionados com a assistência humanitária em África, defender o financiamento sustentável das necessidades humanitárias e mobilizar recursos para a resposta humanitária no continente», lê-se no documento.

Para a mesma fonte, as necessidades humanitárias em África são impulsionadas sobretudo por catástrofes relacionadas com o clima, que se têm tornado cada vez mais recorrentes, o aumento das atividades terroristas, conflitos, instabilidade política e pandemias, fenómenos que têm revertido os processos de desenvolvimento no continente.

Já no sábado, o Presidente da República de Cabo Verde participará na 16ª Sessão Extraordinária da Conferência de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, que se vai debruçar exclusivamente sobre o Terrorismo e as Mudanças inconstitucionais de Governo em África. Dois importantes temas estarão em debate: “Prevenção e Combate ao Terrorismo - Soluções Sustentáveis para a Segurança Coletiva” e “Mudanças Inconstitucionais de Governo - Ações Consolidadas para o Reforço do Constitucionalismo e da Democracia”.

«O encontro será uma oportunidade excecional para os Chefes de Estado e de Governo africanos presentes analisarem os desafios do terrorismo e do extremismo violento, bem como as mudanças inconstitucionais de governo no continente, com vista a, entre outros aspetos, tomarem ações urgentes e medidas necessárias para apoiar os países que estão a enfrentar os graves efeitos do terrorismo. No final será adotada a Declaração de Malabo», diz o comunicado, anunciando que, à margem das Cimeiras, José Maria Neves realizará contatos bilaterais com os homólogos africanos presentes nessas cimeiras da UA na cidade de Malabo, Guiné-Equatorial.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project