Conforme a uma nota remetida ao ASemanaonline, a intervenção de José Maria Neves está prevista às 12H00, a partir da Sala Beijing do Palácio da Presidência. O referido simpósio internacional tem como lema “Cabral Ka Mori — The Cultural Resistance” e acontece a partir dos Estados Unidos da América.
Segundo a mesma fonte, trata-se de uma iniciativa de Cabo Verdean American Community Development (Organização Não Governamental com sede em Pawtucket, no Estado de Rhode Island – EUA), em parceria com o The Museum of Cape Verdean.
«O evento, no qual o Chefe de Estado participa via plataforma digital, visa expor o legado teórico e cultural de Amílcar Cabral, no quadro das celebrações culturais que as duas organizações pretendem realizar para assinalar o 47º aniversário da Independência Nacional», acrescenta a nota.
O documento destaca que, entre os oradores da conferência, estão, entre outros convidados, as filhas de Amílcar Cabral - Iva Cabral e Ndira Cabral Embalo.
«Tendo o evento deste ano foco na resistência cultural como arma de luta, a música folclórica e a cultura de Cabo Verde estarão no centro das atividades, em que se destaca também a poesia de Amílcar Cabral», lê-se no comunicado da Presidência da República de Cabo Verde.