ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PR promete fazer “absolutamente tudo” para estar presente nas exéquias de José Eduardo dos Santos 11 Julho 2022

O Presidente da República disse hoje que vai fazer “absolutamente tudo” para estar presente nas exéquias do Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, falecido no passado dia 07, em Barcelona (Espanha), vítima de doença prolongada.

PR promete fazer “absolutamente tudo” para estar presente nas exéquias de José Eduardo dos Santos

José Maria Neves, que falava à imprensa após assinar hoje, na Embaixada de Angola, na Cidade da Praia, o Livro de Condolências em memória do ex-presidente angolano, disse que se trata de um “gesto para demonstrar todo o reconhecimento à figura do Presidente José Eduardo dos Santos, que foi um grande amigo de Cabo Verde”.

Segundo Neves, José Eduardo dos Santos esteve presente nos “momentos decisivos” do arquipélago, além de ter sido um “grande amigo” dos cabo-verdianos em Angola.

“Aqui nutre-se o respeito, amizade por Angola e por José Eduardo dos Santos, mas é preciso também prestar homenagem ao antigo Presidente angolano e lembrar-se do grande trabalho que desenvolveu em Angola”, apontou, o chefe de Estado, acrescentando que é necessário considerar que, durante a presidência do falecido, houve guerra ao longo de vários anos e contribuiu para a pacificação do país.

José Maria Neves, destacou, por outro lado, o esforço de reconciliação nacional encetado pelo falecido estadista, assim como a busca da paz pela via da negociação e, também, o “enorme contributo” que deu para a resolução do problema do apartheid, a independência da Namíbia e toda a geopolítica na Africa Central e Austral, que mudou completamente a favor do continente africano.

“Temos de prestar homenagem ao amigo de Cabo Verde e prestar homenagem à liderança africana que, com muita inteligência, elevado nível e muita elegância, soube conduzir os destinos de Angola, garantindo a integridade território de Angola e a união do povo angolano”, sublinhou José Maria Neves, vincando que José Eduardo dos Santos deu um “enorme contributo” para a afirmação e desenvolvimento da África Central e da África Austral.

Instado sobre como que Cabo Verde pode homenagear José Eduardo dos Santos, indicou que esta homenagem pode ser feita em vários momentos.

“Através de vários momentos e vários espaços vamos poder mostrar todo o reconhecimento da República e de Cabo Verde à figura enorme de José Eduardo dos Santos”, frisou o chefe de Estado.

Alguns países africanos decretaram luto nacional em memória de José Eduardo dos Santos e o Presidente da República, ao ser abordado sobre a possibilidade de Cabo Verde adoptar a mesma homenagem, respondeu que se trata de uma questão da competência do Governo e que deve ser discutida e analisada com o executivo.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project