POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PR visita município da Praia com foco na “proximidade às pessoas ” e nos desafios 13 Novembro 2022

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, realiza, a partir desta segunda-feira, 14 de novembro, uma visita de três dias ao Município da Praia. A iniciativa enquadra-se na estratégia de “proximidade às pessoas ” que o Chefe de Estado tem estado a promover neste primeiro ano de mandato. Com isso, o PR pretende inteirar-se dos avanços e desafios do concelho, através de visitas a várias localidades e encontros com a equipa camarária chefiada por Francisco Carvalho, o sector privado, os responsáveis da educação, as organizações da sociedade civil, os agentes culturais e desportivos.

PR visita município da Praia com foco na “proximidade às pessoas ” e nos desafios

Trata-se de uma visita assente, igualmente, no princípio do diálogo com o poder local, com o Presidente da República a defender o reforço da autonomia e capacidade das autarquias”, lê-se num comunicado de imprensa remetido ao Asemanaonline.

Conforme o programa já definido, entre segunda-feira, 14, e quarta-feira, 16 de novembro, José Maria Neves reunir-se-á com o Presidente da edilidade da capital, Francisco Carvalho, num tête-a- tête, e com toda a equipa camarária para se inteirar do dia-a-dia da gestão do maior município do país, com foco nos avanços e desafios locais.

Na segunda-feira, o PR fará um périplo pelos serviços descentralizados da Câmara da Praia: Centro de Extensão de Serviços Camarários no Praia Shopping, pelo Edifício Técnico, na Fazenda, Serviços dos Bombeiros e da Proteção Civil, bem como pelos Serviços de Ação Social, Associativismo, Ambiente e Saneamento, no Parque 5 de Julho. A tarde do mesmo dia será dedicada ao empresariado e empreendedorismo, com visitas à Câmara do Comércio e também a alguns projetos privados.

Neste intenso programa de visitas à cidade da Praia, José Maria Neves dedica o segundo dia, terça-feira, 15 de novembro, à educação, com uma visita ao Liceu Pedro Gomes, em Achada de Santo António, onde também terá um encontro com as direções de todos os liceus da Capital. O dia é também dedicado ao desporto, com uma deslocação ao Comité Olímpico Cabo-verdiano e encontros com federações, clubes e associações desportivas, bem como visita ao projeto de sistema solar em Ponta d´Água, que beneficia a Escola local e dois Campos, sendo um relvado.

Preocupações sociais e encontros com agentes culturais

A forte preocupação com as questões sociais, levará o PR a visitar, ainda, o Centro de Dia de Castelão, assim como a localidade de São Francisco, as comunidades de Achada Mato (Água Funda) e de Achada Grande Frente, culminando com um encontro com líderes associativos e organizações de desenvolvimento comunitário, no Pilorinho”, acrescenta o comunicado.

Mas o programa de deslocação do chefe de estado à Capita cabo-verdiana não fica por aí. Segundo a fonte deste jornal, o terceiro e o último dia da visita, quarta-feira, 16 de novembro, mantém o pendor social e inclusivo, com visitas de Neves ao Mercado do Plateau, mas também à comunidade de São Martinho, bem como ao Cenorf - Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional e à ADEVIC - Associação dos Deficientes Visuais de Cabo Verde, ambos pela manhã.

À tarde, a concluir o programa de visita à Praia, o Mais Alto Magistrado da Nação estará com a Comunidade de Tira-Chapéu para visitar algumas casas reabilitadas, passando depois pelo empreendimento Casa para Todos, Classe-A da Vila Vitória. Por fim, o PR promove um encontro com Agentes Culturais, no Parque 5 de Julho”, conclui a nota da chefia do Estado de Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project