OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

PRÉMIO DE EXCELÊNCIA INTERNACIONAL: GRATIDÃO AOS PAIS! 17 Dezembro 2020

Certamente, a minha falecida mãe deve estar orgulhosa lá do Alto e feliz hoje, pelo fato de ter visto ontem o seu filho Chiquinho recebendo um prémio internacional ao nível europeu como médico integrante da equipa de AVC do hospital onde trabalha, em Guarda - Portugal. Igualmente, o meu pai deve estar muito feliz pelo reconhecimento profissional de seu filho Chiquinho.

Por: João Silvestre Alvarenga

PRÉMIO DE EXCELÊNCIA INTERNACIONAL: GRATIDÃO AOS PAIS!

Hoje eu tenho o prazer e a elevada honra de fazer uma singela homenagem aos meus pais, Francisco Varela e Filomena Alvarenga por tudo que fizeram por mim, pelos meus irmãos, pelos netos e bisnetas, com prazer, alegria e orgulho!
Foi nos anos finais de 1950 do século passado que como diz as bisnetas Dara e Dayara, o “Vovô Bedju Rapazinho” e a “Vovó Bedju Menina” se conheceram e resolveram constituir família e foram morar em Pedra Barro – Assomada e, posteriormente, se mudaram para Achada Riba.

Dessa união entre um dos filhos do “Preto” e “Nha Teodora” que saiu de Tarrafal para servir recruta em São Vicente e depois voltar e trabalhar no antigo Hospital de Assomada e outra de “Nené” Tavares Alvarenga e “Nhara” que subiu da ribeira de Boa Entrada para o então Vila do Manto Engenho, deu vários frutos e uma vida modesta mas com muito carinho e amor!

Conduzindo a vida sempre como pais zelozos e muito religiosos, acreditaram que poderiam deixar para os filhos o melhor que poderiam oferecer: não tendo riqueza, diziam que a maior herança que poderiam deixr aos filhos era a educação e assim fizeram e tudo o que estivesse ao alcance para meus irmãos e eu alcansçassemos os mais altos e melhores níveis educacionais, tanto detro quanto fora da escola.

Certamente, a minha falecida mãe deve estar orgulhosa lá do Alto e feliz hoje, pelo fato de ter visto ontem o seu filho Chiquinho recebendo um prémio internacional ao nível europeu como médico integrante da equipa de AVC do hospital onde trabalha, em Guarda - Portugal.

Igualmente, o meu pai deve estar muito feliz pelo reconhecimento profissional de seu filho Chiquinho.

Como disse o meu amigo e primo, Frei Andrade, “caboverdeano nasce grande para morrer gigante”! Se os filhos são a projeção dos pais, todos os méritos dos filhos representam apenas um acréscimo à obra dos pais – um pequeno troco! Sábias palavras do Frei Andrade, humildade e sabedoria!

Os meus pais se tornaram maiores com o êxito profissional do Chiquinho: ontem ele recebeu uma premição internacional ao nível europeu (PRÉMIO DE EXCELÊNCIA INTERNACIONAL (Diamond Status Angels) ATRIBUIDO À UNIDADE DE AVC ENTREGUE PELA COORDENADORA NACIONAL DO ANGELS- PROF. CLÁUDIA QUEIROGA), como integrante da equipa médica pelo tratamento do AVC no hospital da Guarda onde trabalha.

Meus parabéns ao Chiquinho e votos de mais e mais sucessos e me sinto muito orgulhoso e feliz por tal êxito e aclamações aos meus pais, Francisco e Filomena pelos sacrificios que tiveram que consentir pela nossa educação e vida!

No ano 1977, foi um ano de seca em Cabo Verde. O meu pai foi consultar com o meu tio Tiniz, pai do padre Boaventura, meu primo, nestes termos: cunhado, este ano com essa seca pretendo retirar os meninos (Zé e Francisca) que estavam a estudar no liceu na Praia, da escola, eis que o meu tio filosofa: cunhado, o senhor lhes dá comida todos os dias aqui, então coloque-os na Praia e lhes dê comida na Praia! E assim fez, e não apenas assegurou a educação dos mais velhos mas as mesmas palavras serviram para garantir a educação dos demais filhos até a conclusão da formação superior de todos.

Por tudo isso só tenho a reiterar os meus agradecimentos aos meus amados e queridos pais pela sabedoria, fé e sacrifícios por que passaram para nos educar e formar e, em especial, a mim e aproveito para felicitar ao meu grande herói, o guerreiro, corredor “48/54”, melhor soldado da sua incorporação em Morro Branco – Sao Viicente, pelo êxito do Chiquinho! Para a mãe, eternas saudades! Abraço!!!

João Silvestre Alavarenga
...

GRAVAÇÃO DA CERIMÓNIA DE PREMIAÇÃO

https://us02web.zoom.us/rec/share/DsvDMs5oqaqRowyosycMze247YjF5AvS_iRT25OXioA25ENol0VD8d3ss5zrVxSE.LynHFvJwGbfDhBYk
(Senha de acesso: PK3+4Abr)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project