Segundo uma nota de imprensa desta instituição de apoio e promoção empresarial, a sessão de São Filipe realiza-se na sala de agronegócios do Centro de Emprego e Formação Profissional do Fogo e nos Mosteiros no salão nobre dos Paços do Concelho.
A cerimónia consiste na apresentação dos programas de acesso ao financiamento e o lançamento do programa “Start Up Jovem”. Além disso, o presidente desta instituição, Pedro Barros, que chefia a delegação, assinará um protocolo de parceria com as Câmaras Municipais de São Filipe, Santa Catarina e dos Mosteiros.
Conforme a mesma fonte, a delegação da PROEMPRESA, que além do seu presidente é integrada por uma das administradoras, conjuntamente com o representante na ilha, efectua atendimentos personalizados a empresários e potenciais investidores, assim como visitas a algumas unidades empresariais detentoras de projectos de expansão e desenvolvimento de novas actividades.
Em comunicado, a PROEMPRESA lembra que o Governo, com vista a colmatar as dificuldades ao nível do financiamento do tecido empresarial e de proporcionar a retoma do investimento privado nos sectores mais dinâmicos da economia, estabeleceu uma parceria com as instituições financeiras, formalizado através da assinatura de um protocolo conjunto, do qual o Estado se compromete a disponibilizar um conjunto de facilidades, como garantias ao financiamento e bonificação de juros, de modo a reforçar e tornar mais acessível, e menos caro as opções de financiamento às empresas.
No âmbito deste protocolo de Ecossistema de Financiamento à Economia, foram estabelecidas mais oito linhas de financiamento, que serão apresentadas nos encontros, além do já conhecido programa “Start Up Jovem” que visa promover o empreendedorismo jovem, facilitando o acesso a financiamento de projectos promissores que estejam ligados ao desenvolvimento de ideias de negócios inovadoras.