NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Pai do rock luso chora ídolo David Crosby 22 Janeiro 2023

O músico português Rui Veloso rendeu homenagem à estrela de rock David Crosby, que aos 81 anos faleceu na quarta-feira 18, vítima de doença prolongada.

Pai do rock luso chora ídolo David Crosby

O músico norte-americano nascido em Nova Iorque fundou algumas das mais importantes bandas de rock da década de 60, como os Byrds and Crosby e os Stills & Nash que passaria a Crosby, Stills, Nash & Young.

Rui Veloso sábado no Insta: "Mais um dos meus heróis que partiu. Muito ouvi Crosby, Stills and Nash e, também, Young. Muito me inspiraram e fazem parte da minha educação musical. O Croz era especial: com esta idade, conservava uma voz linda de adolescente. Viveu muito, uma vida de muitos excessos, mas de música maravilhosa!“.

A rematar: "Sugiro o tema ‘Guinnevere’ como recordação. David Crosby 1941-2023“.

Pai do rock português?

O título que ganhou com o sucesso de Chico Fininho, em 1980, é controverso. Os teóricos da musicologia apontam a década de 1950 como o início do rock em Portugal, com o português Freitas Morna a cantar em inglês, com dois alemães numa cave do Porto frequentada por estudantes.

Em 1960, há o José Cid. Menos de uma década depois, a banda Aqui d´el Rock gravou um single "Há que violentar o sistema"... — matado no ovo pela censura salazarista. No pós-25 de Abril surgem os UHF a cantar rock em português. E em 1980 Rui Veloso.

Fontes: Instagram/RTP/Rolling Stone/....

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project