Comunidade

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

País da CPLP recebe 1ª base da China no Atlântico, garante a CIA 18 Dezembro 2021

As autoridades da Guiné-Equatorial facilitaram o acesso da potência asiática aos seus portos de maneira a que possam ser pontos de abastecimento de futuras guerras com os Estados Unidos a partir da costa leste. A notícia vazou esta semana no diário económico ’Wall Street Journal’ e a fonte é a CIA.

País da CPLP recebe 1ª base da China no Atlântico, garante a CIA

Por mais que essa ameaça pareça hoje da ordem do fantástico, as autoridades do Pentágono e Casa Branca estão a levá-la a sério, segundo a Reuters que associa a recente viagem a Bamako a movimentações diplomáticas com o fim de travar a crescente influência chinesa no "pequeno país de apenas 1,4 milhão de habitantes e rico em jazidas petrolíferas", segundo consta nos relatórios da CIA.

A notícia avançada esta semana no ‘Wall Street Journal’ já tinha vindo a ser ventilada desde as obras de expansão no porto equato-guineense de Bata (foto). Mas as autoridades dos dois países desmentiram-nas.

Agora vem a CIA assegurar que existem movimentações para a instalação duma base militar chinesa no mais recente país da CPLP.

Fontes: WSJ/Global Times/SCMP/... Fotos: 1ª (Getty): Destroyer da marinha de guerra chinesa. 2ª (Weibo): As obras de expansão no porto equato-guineense de Bata.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project