INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Palestina perde negociador-chave — Saeb Erekat, vítima de Covid aos 65 anos 10 Novembro 2020

O secretário-geral da OLP-Organização de Libertação da Palestina Saeb Erekat, figura-chave das negociações palestino-israelitas desde 1996, faleceu hoje (terça-feira, 10) num hospital de Jerusalém onde tinha sido admitido em meados de outubro com um diagnóstico de Covid-19.

Palestina perde negociador-chave — Saeb Erekat, vítima de Covid aos 65 anos

Saeb Erekat era o conselheiro principal do presidente Mahmoud Abbas, que esta manhã expressou "profunda tristeza" pela "grande perda para o nosso povo e para a Palestina".

Em 9 de outubro anunciou-se que tinha tido um teste positivo de Covid-19. A comorbidade associada a um transplante renal em 2017 incluía-o num grupo de risco. No dia 17 foi hospitalizado em estado crítico.

Do currículo do político e académico Saeb Erekat destaca-se a vice-presidência da delegação palestiniana na Conferência de Paz de Madrid de 1991, a chefia da equipa negociadora nos encontros que se seguiram — incluindo Camp David (2000) e Taba (2001).

Entre maio de 1994 e abril de 2003 foi ministro do governo local na Autoridade Nacional Palestiniana. Em 1996 foi eleito para o Conselho Legislativo da Palestina pela Fatah de Yasser Arafat.

Covid na Palestina

O território de cinco milhões de habitantes regista hoje 59.445 casos confirmados e 553 óbitos devido à doença do coronavírus.

Fontes: NY Times/Times of Israel/BBC/Le Figaro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project