ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Pandemia: Mais de 40 idosos morreram com a covid-19 em Cabo Verde 01 Outubro 2020

A covid-19 infectou 437 idosos em Cabo Verde, dois quais 45 morreram, sendo 31 do sexo masculino e 12 do sexo feminino, anunciou a coordenadora do programa nacional de saúde dos idosos, esta quinta-feira.

Pandemia: Mais de 40 idosos morreram com a covid-19 em Cabo Verde

Maria Natalina Silva, que falava à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial dos Idosos, celebrado este ano sob o lema “Pandemias: Elas mudam a forma como tratamos a idade e o envelhecimento”, chamou a atenção da sociedade e das famílias no sentido de cuidarem e protegerem ainda mais os idosos, já que o novo coronavírus afecta sobretudo os mais velhos.

Adiantou que desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde, através da Direcção Nacional da Saúde, implementou um programa global, focalizado na promoção da saúde, com estratégias de prevenção e controlo da doença.

“Até ao momento, 437 idosos ficaram infectados pelo novo coronavírus e 45 morreram, sendo 31 do sexo masculino e 12 feminino. Estas vítimas mortais tinham outros problemas relacionados com a diabetes, hipertensão e cancro e grande parte reside no concelho da Praia”, referiu.

Na ocasião, apelou a todos a respeitarem os seus direitos, a serem mais solidários, sobretudo, neste contexto da covid-19.

Lançou um apelo aos jovens no sentido de protegerem os idosos e que cada um faça a sua parte, cumprindo as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social.

“Sendo que este ano celebra-se o 30 aniversário da data, a OMS institui a década 2020/2030 como década do envelhecimento saudável, e Cabo Verde abraçou este desafio no sentido de promover o envelhecimento saudável”, acrescentou.

O Dia Internacional dos Idosos foi Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, visando sensibilizar a sociedade para as questões ligadas ao envelhecimento e à necessidade de proteger e cuidar da população idosa.

A data visa sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa sobretudo face a situação da pandemia da covid-19.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project