Maria Natalina Silva, que falava à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial dos Idosos, celebrado este ano sob o lema “Pandemias: Elas mudam a forma como tratamos a idade e o envelhecimento”, chamou a atenção da sociedade e das famílias no sentido de cuidarem e protegerem ainda mais os idosos, já que o novo coronavírus afecta sobretudo os mais velhos.
Adiantou que desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde, através da Direcção Nacional da Saúde, implementou um programa global, focalizado na promoção da saúde, com estratégias de prevenção e controlo da doença.
“Até ao momento, 437 idosos ficaram infectados pelo novo coronavírus e 45 morreram, sendo 31 do sexo masculino e 12 feminino. Estas vítimas mortais tinham outros problemas relacionados com a diabetes, hipertensão e cancro e grande parte reside no concelho da Praia”, referiu.
Na ocasião, apelou a todos a respeitarem os seus direitos, a serem mais solidários, sobretudo, neste contexto da covid-19.
Lançou um apelo aos jovens no sentido de protegerem os idosos e que cada um faça a sua parte, cumprindo as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social.
“Sendo que este ano celebra-se o 30 aniversário da data, a OMS institui a década 2020/2030 como década do envelhecimento saudável, e Cabo Verde abraçou este desafio no sentido de promover o envelhecimento saudável”, acrescentou.
O Dia Internacional dos Idosos foi Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991, visando sensibilizar a sociedade para as questões ligadas ao envelhecimento e à necessidade de proteger e cuidar da população idosa.
A data visa sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa sobretudo face a situação da pandemia da covid-19.