Sem título

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Papa despede-se dos fiéis na praça de São Pedro 27 Fevereiro 2013

O papa Bento XVI deu, esta quarta-feira, uma volta no ’papamóbil’ pela praça de São Pedro, para agradecer e despedir-se dos fiéis, antes de dar início à última audiência geral do seu pontificado, um dia antes da histórica resignação.

De acordo com fontes do Vaticano, cerca de 200.000 pessoas estão na praça de São Pedro, com cartazes, bandeiras e faixas com mensagens de agradecimento a Bento XVI, que acenaram à passagem do veículo do papa, onde se encontrava também o secretário pessoal, Georg Gaenswein.

"Vim para manifestar o meu reconhecimento por tudo o que fez em oito anos. A demissão é uma mensagem importante para todos os cristãos. Ele parte sem amargura, com doçura e serenidade", afirmou um padre italiano que se encontrava na praça de São Pedro.

O Vaticano recebeu a reserva de 50.000 bilhetes para participar na audiência de hoje. Esta audiência vai respeitar a mesma ordem de todas as outras, realizadas ao longo dos oito anos do pontificado de Bento XVI.

Na quinta-feira, Ratzinger termina as suas funções sem qualquer cerimónia, partindo num helicóptero para Castel Gandolfo. "Às 19 horas TMG [18 horas na Praia] deixa de ser papa".

Bento XVI, de 85 anos, anunciou a 11 de Fevereiro que não tinha mais forças para desempenhar as suas funções, perante os desafios de um mundo em plena mutação.

Um novo papa será escolhido até à Páscoa, a 31 de Março, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, anunciando que um conclave deve ser organizado entre 15 e 20 dias após a resignação do pontífice.

O último chefe da Igreja Católica a renunciar foi Gregório XII, no século XV (1406-1415).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project