REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Papa em Nagasáqui apela: "Em vez de armas nucleares, usem esse dinheiro em prol dos pobres e do planeta" 25 Novembro 2019

O papa Francisco está no Japão para uma visita de três dias. Na missa de domingo em Nagasáqui, cidade-mártir da bomba atómica, fez um apelo urgente pedindo o fim das armas nucleares aos líderes dos países que têm a bomba atómica: "Em vez de armas nucleares, usem esse dinheiro em prol dos pobres e do planeta".

Papa em Nagasáqui apela:

O discurso era muito aguardado em Nagasáqui, pelos muitos milhares de católicos japoneses que aí afluiram no domingo para a primeira visita do papa Francisco, trinta e oito anos depois de João Paulo II.

"A paz e a estabilidade entre as nações são incompatíveis com a indústria que labora sobre o medo de destruição mútua ou a ameaça do aniquilamento total", discursou o papa Francisco. Tinha chegado no mesmo dia a Tóquio vindo de Bangkok, descansou algumas horas no arcebispado e no mesmo dia rumou a Nagasáqui.

"É um crime usar o nuclear para fabricar armas", o papa Francisco voltou a dizer no final do mesmo dia, em Hiroxima, onde escutou da boca de sobreviventes a descrição do inferno que foi a primeira bomba atómica, a de Hiroxima, lançada três dias antes da de Nagasáqui.

"Aqui, tantos homens de mulheres, tantos sonhos e esperanças desapareceram", disse o papa durante o encontro com as vítimas no ’Parque do Memorial da Paz’ em Hiroxima.

Missionário em terra de mártires

Nagasáqui antes de ser a cidade mártir da bomba atómica que aí foi detonada no dia 9 de agosto de 1945, foi terra de martírio de cristãos no século XVI. Entre eles São Francisco Xavier.

Fontes: Japan Times/DW.de. Foto (Reuters): O Cristianismo chegou ao Japão na primeira metade do século XVI. Hoje contam-se 400 mil católicos na população de 127 milhões, o que faz prever ser esta a última geração de católicos no Japão.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project