REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Papa proclama 5 novos santos — "Santa Dulce dos Pobres", 1ª brasileira consagrada 16 Outubro 2019

O papa Francisco proclamou cinco novos santos — quatro do sexo feminino —, no domingo, 13, em cerimónia no Vaticano. Destaca-se a "Santa Dulce dos Pobres", a primeira santa brasileira.

Papa proclama 5 novos santos —

A religiosa Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, conhecida como "Irmã Dulce" e para muitos a "Madre Teresa de Calcutá brasileira" pela sua dedicação aos pobres e necessitados, morreu em 1992, aos 77 anos, na Bahia.

A doravante "Santa Dulce dos Pobres" é "a primeira santa brasileira", mas antes dela a Igreja Católica reconheceu outro santo nascido no Brasil: Frei Galvão. O religioso foi canonizado a 11 de maio de 2007, no Vaticano, pelo Papa Bento XVI.

Na mesma cerimónia, no domingo, 13, no Vaticano, Francisco proclamou santo o cardeal britânico John Henry Newman, um anglicano convertido ao catolicismo no século XIX, que se tornou uma figura unificadora e muito influente nas Igrejas Anglicana e Católica.

As outras três pessoas proclamadas são mulheres: a religiosa italiana Giuseppina Vannini, a indiana Maria Teresa Chiramel e a suíça Marguerite Bays.

Por pouco não recebeu o Nobel da Paz de 1988

O Nobel da Paz de 1988 foi muito sui generis: o vencedor foi o grupo de seis mil brasileiros que integraram a missão de paz da ONU de 1957-67 na Faixa de Gaza duante a disputa entre o Egipto e Israel relativa ao domínio do canal do Suez.

Mas o Brasil tinha apresentado uma outra candidata: a Irmã Dulce, o “Anjo bom da Bahia” – como a designava o bispo da Diocese de Irecê-Bahia, Dom Tommaso Cascianelli. Ele foi o orientador espiritual de Irmã Dulce e também seu conselheiro particularmente no âmbito das atividades caritativas e obras sociais que ela dinamizou.

Fontes: L’Osservatore Romano/Vatican News

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project