INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Paraguai-Presidencial 2023: "Os nossos vizinhos aqui na Argentina não querem trabalhar" suscita reação da embaixada 25 Fevereiro 2023

A dois meses da eleição presidencial no Paraguai, o favorito Santiago Peña desencadeou a controvérsia por declarações nas quais coloca a Argentina como um exemplo negativo. O economista de 44 anos afirmou: "Os nossos vizinhos aqui na Argentina não querem trabalhar. É uma realidade e isso está errado. Não temos que chegar a esse ponto".

Paraguai-Presidencial 2023:

O candidato à presidência paraguaia, apoiado pelo partido da Associação Nacional Republicana, mcp o Partido Colorado, chamou os vizinhos argentinos de preguiçosos durante um evento sobre o mercado de trabalho, na quarta-feira 23.

"Quero um Paraguai onde não haja gente sem trabalho. Muitos não querem trabalhar, como os nossos vizinhos aqui na Argentina, que não querem trabalhar. É uma realidade e isso está errado. Não temos que chegar a esse ponto", afirmou Peña que foi ministro das Finanças e adversário na primária presidência de dezembro de 2017 que Mario ’Marito’ Abdo Benítez (2018-23) venceu.

Na Argentina "os paraguaios são os que mais trabalham", não se coibiu de afirmar o candidato do partido fundado em 1887 e que conta dois milhões e meio de filiados.

Peña, um economista de 44 anos, aparece na liderança das intenções de votos nas sondagens, à frente de Efraín Alegre, do partido Liberal e que Benítez derrotou em abril de 2018, com 46,46% dos votos, contra 42,73% de Efraín Alegre.

O embaixador da Argentina em Assunção, Domingo Peppo, rejeitou os comentários de Peña, que também foram criticados por setores da oposição paraguaia.

“Com todo o respeito, quero dizer a Santiago Peña que o povo argentino é um povo de trabalho e esforço", declarou Peppo no Twitter.

"Todos os dias há milhões de compatriota que se levantam para trabalhar nas mais diversas atividades e ofícios", acrescentou. Peppo enumera vários "complexos produtivos" que "dão trabalho a argentinos e estrangeiros que são acolhidos e recebidos, entre eles a grande comunidade paraguaia".

Cerca de 260 mil pessoas fazem parte da comunidade paraguaia na Argentina, segundo dados oficiais.

Além de vizinhos, o Paraguai e a Argentina estão entre os países-membros do Mercosul (mapa, ao alto, à esqª).

Fontes: Clarín.ar/pagina12.com.ar/Twitter/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project