O atleta de referência do desporto paralímpico cabo-verdiano sagrou-se, ainda, no campeonato nacional do desporto paralímpico, Canadep’2023, campeão nacional de basquetebol em cadeira de rodas e vice-campeão na prova do levantamento de peso, powerlifting categoria 97kg, com 120kg de carga máxima levantada e no voleibol sentado, vice-campeão nacional.
Face a estes títulos alcançados no nacional do desporto paralímpico, classe F-57, disputado no final de semana na Cidade da Praia, Marilson Semedo, que disse “estar a fazer a melhor época desportiva de sempre”, junta a conquista da medalha de bronze e a respectiva qualificação para o Campeonato do Mundo Paris 2023, bem como os Jogos Paralímpicos Paris 2024 no lançamento de dardo com a marca de 36,40 metros.
Detentor da medalha de bronze no lançamento de disco, 34,77 metros, proeza alcançada em Março, último, que colocou o atleta crioulo no segundo lugar do “ranking” africano 2023 da modalidade, Marilson Semedo gaba-se de ter feito história no World Para Athletics Grand Prix de Marrakech (Marrocos), quando conquistou a qualificação para as mais importantes provas mundiais.
Aos feitos alcançados, Semedo disse que agradece e muito, em primeiro lugar, à sua treinadora Mariela Pita Aliaga e ao técnico Paulo Tavares pelo incansável acompanhamento, e a todos quantos, de uma forma ou de outra, contribuíram para esta época fantástica que fez e disse esperar que venham os desafios de 2024.
Prometeu continuar a trabalhar, e muito, focado nos próximos grandes objectivos, Mundiais e Jogos Paralímpicos, ambos em França.
A Semana com Inforpress