POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Parlamento: Austelino Correia eleito novo presidente, chumbo de Orlando Dias como vice—Presidente 19 Maio 2021

O parlamentar do MpD Austelino Correia acaba de ser eleito, com 64 votos sim, como novo presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, depois da sessão constitutiva da X Leglslatura, que iniciou na manhã de hoje,20, no Palácio da Assembleia Nacional, na Praia. Austelino substitui assim o seu colega Jorge Santos, cuja recandidatura ao mesmo posto proposta pela cúpla do MpD ficou invabilizada pela bancada do PAICV e por uma dúzia de eleitos ventoinhos que se posicionaram contra tal iniciativa. A sessão constitutiva do parlamento cabo-verdiano foicou, no entanto, marcada com o chumbo da candidatura de Orlando Dias para o cargo de 1º vice Presidente da AN.

Parlamento: Austelino Correia eleito novo presidente, chumbo de Orlando Dias como vice—Presidente

Com amplo consenso à sua volta, Austelino Correia, que liderou a lista do MpD pelo Santiago Norte, consegiu a maioria qualificada, ao ser eleito por 64 dos 72 deputados da Nação. Ou seja, para além dos votos da bancada do MpD (38), contou ainda, como foi divulgado, com o apoio do grupo parlamentar do PAICV, constitiuido por 30 Deputados. Além dos 64 votos sim, Austelino contabilizou 4 votos contra e 4 votos de abstenção.

A sessáo ficou, no entanto, marcada com o chumpo do deputado Orlando Dias para o cargo de 1º vice Presidente da Assembleia Nacional - não conseguiu a maioria obsoltua exigida para o efeito. Obteve 36 votos sim, 35 contra e um voto de abstenção.

Depois de um período de suspensão dos trabalhos, o MpD procurou uma outra solução para o mesmo lugar, avançando o nome do deputado Armindo Luz, do círculo eleitoral de Santo Antão. Este passou com 40 votos sim, 8 contra, 22 votos de abstenção e dois votos em branco.

Restantes membros da Mesa da AN

Entretanto, Eva Ortet, do PAICV, foi eleita 2ª Vice Presidente da AN, como 47 votos sim, 18 não, 5 abstenção e 2 votos em branco.

Para o lugar da 1ª Secretária foi eleita a deputada do MpD Georgina Gemiê, com 51 votos sim, 10 não, 10 abstenção e um voto em branco.

Já o eleito do PAICV Juilão Varela foi sufragado como segundo Secretário da Mesa, com 51 votos sim, 15 contra, 5 abstenção e 2 votos em branco.

O mesmo aconteceu com Anilda Tavares, do MpD, que foi eleita como 3ª Secretária da Mesa, com 48 votos sim, 16 não e 2 votos de abstenção.

O presidente cessante Jorge Santos presidiu a sessão, acompanhado dos quatro deputados mais novos: Fidel Cardoso de Pina (33 anos), Armindo Correia (35 anos) Démis Almeida (37 anos) e Miceia Rocha (37 anos). Jorge Santos fez a sua última comunicação, felicitando os novos deputados e a nova Mesa da AN presidida por Austelino Correia.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project