ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Parlamento/Covid-19: Ministro da Saúde defende que estratégias para evitar a propagação devem continuar 11 Junho 2020

O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, disse hoje que ainda não foi descoberto uma medida eficaz que impeça a entrada do vírus numa determinada região ou ilha, e que as estratégias para evitar a propagação devem continuar.

Parlamento/Covid-19: Ministro da Saúde defende que estratégias para evitar a propagação devem continuar

Durante o período de perguntas ao Governo, o responsável da pasta da saúde foi questionado pelo deputado do PAICV Carlos Delgado sobre o registo dos primeiros casos de infecção na ilha de Santo Antão.

Arlindo do Rosário explicou que o mundo assiste a forma como o vírus actua, estando em praticamente em todos os países, o que mostra que ainda nenhuma medida poderá evitar a sua presença em determinada região.

Apontou que mesmo se a ilha tivesse ficado eternamente confinado, não haveria nenhuma garantia de que possa ficar livre do vírus.

Segundo o governante, que é igualmente responsável pela pasta da Segurança Social, as autoridades sempre alertaram que a doença estaria nas outras ilhas, mas, prosseguiu, é “importante” continuar as acções que têm sido desenvolvidas de forma intensa, concertada entre todas as forças por forma a mitigar o impacto.

“É preciso pôr a tónica também no comportamento da população no sentido de evitar essa propagação”, sublinhou, realçando que o Governo está ciente e preparado, pois a resposta deve ser para todas as ilhas.

A delegada de Saúde da Ribeira Grande, Florentina Lima e Lima, confirmou hoje em declarações à Inforpress os rumores que circulavam da existência de casos positivos de covid-19, importados da ilha do Sal.

Florentina Lima e Lima confirma que há casos positivos, mas disse que não pode adiantar mais informações porque o processo não está concluído e faltam-lhe alguns dados para dar a informação completa que remeteu para os serviços centrais do Ministério da Saúde.

Cabo Verde contabiliza um total de 657 casos acumulados, sendo 356 casos activos, 294 casos recuperados e cinco óbitos. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project