POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Parlamento: Governo vai incentivar desenvolvimento de frota para a pesca de camarão soldado de profundidade 22 Junho 2022

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou hoje que, no quadro das prioridades para a economia azul, se vai incentivar o desenvolvimento de uma frota para a pesca de camarão soldado de profundidade.

Parlamento: Governo vai incentivar desenvolvimento de frota para a pesca de camarão soldado de profundidade

O chefe do Governo defendeu que a economia azul é um dos objectivos estratégicos do seu executivo, que quer promover o desenvolvimento sustentável dos recursos marinhos.

Segundo ele, o propósito é, também, posicionar Cabo Verde como um centro de desenvolvimento de competências no domínio da economia azul, destacando a formação técnica e profissional e ensino superior.

O primeiro-ministro fez estas considerações durante o debate subordinado ao tema Economia Azul, Economia Verde e Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa proposta pelo grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD-poder).

A meta, indicou o primeiro-ministro, é transformar Cabo Verde numa plataforma logística e marítima de referência.

Para o efeito, elencou um conjunto de acções, já realizadas ou em curso, no sector portuário, reparação naval, pesca, aquacultura, energia limpa, turismo e eventos náuticos internacionais.

Para o chefe do Governo, pretende-se posicionar o País como um “parceiro credível e útil na segurança cooperativa marítima”.

Para os objectivos que se pretende atingir, Correia e Silva apontou reformas, medidas, assim como investimentos implementados ou em curso, com destaque para a aprovação da Carta Política da Economia Azul, criação da Zona Económica Especial Marítima em São Vicente, que, de acordo com as suas palavras, constitui um quadro “coerente e consistente de políticas e incentivos” para a atracção de investimentos privados e parcerias público-privadas para o desenvolvimento da economia marítima.

Ainda no quadro dos objectivos do Governo, Ulisses Correia e Silva apontou a criação do Campus do Mar, o investimento no conhecimento, na ciência, na qualificação e na investigação, todos na ilha de São Vicente, como sendo os objectivos ligados à economia azul.

A preservação dos recursos do mar e a gestão sustentável dos recursos haliêuticos, através de políticas que visam a conservação da biodiversidade dos oceanos, as áreas costeiras e marinhas protegidas foram igualmente apontados pelo primeiro-ministro, indicando o desenvolvimento das pescas e da aquacultura através do reforço do quadro institucional, capacitação, incentivos, atração de investimentos e investimentos públicos na pesca artesanal e na pesca semi-industrial. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project