POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Parlamento: MpD diz que município da Praia andou para trás durante a gestão de Francisco Carvalho 27 Abril 2023

O Movimento para a Democracia (MpD) disse esta quinta-feira, 27, no parlamento que com a governação do PAICV o Município da Praia perdeu a linha de rumo que historicamente construíra a sua vocação e a fizera diferente e competitiva entre as demais cidades africanas.

Parlamento: MpD diz que município da Praia andou para trás durante a gestão de Francisco Carvalho

Estas afirmações foram feitas pelo deputado do Movimento para a Democracia (MpD), Alberto Mello, numa declaração política do seu partido neste segundo dia da segunda sessão plenária de Abril.

Este deputado eleito pelo círculo eleitoral de Santiago Sul, afirmou ainda que a Praia está sem uma ligação dinâmica do passado e do futuro, sem conceitos claros de desenvolvimento que, reforçou, desrespeitando a matriz identitária da economia nacional, lhe tiram a capacidade competitiva e, portanto, o futuro.

“O que nas ruas ouvimos dizer é que, com a governação do MpD, tínhamos readquirido o orgulho de sermos e nos dizermos praienses. Percebemos que, mais que o corpo da cidade, ou juntamente com este, foi a sua alma que recuperámos e que não mais podemos perder”, afirmou.

Alberto Mello disse ainda crer firmemente que com a governação do PAICV, corre-se esse risco porque há neste momento, uma gestão sem rumo, sem projecto e sem horizontes, uma governação assente na propaganda e nas falácias, na ilegalidade, no compadrio e na gestão lesiva de recursos públicos.

“Em decisão do inquérito da Inspecção Geral das Finanças, de 16 de Fevereiro deste ano, confirmaram-se as ilegalidades que vêm sendo denunciadas por vereadores e deputados municipais, desde o início do mandato, com factos irrefutáveis, em denúncias subscritas por vereadores do MpD e do PAICV. Desde o início do mandato, se percebeu que a governação do PAICV é pautada pela intransparência, pelo conflito. E é irresponsável, porque não respeita a legalidade nem as regras básicas da convivência democrática”, disse.

Este parlamentar afirmou ainda que as “consecutivas trapalhadas” do presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, são de uma “extrema gravidade”, desde logo, por se tratar da Capital de Cabo Verde.

“A sua gestão caótica, a sua mentalidade autoritária, as reiteradas ilegalidades e o uso recorrente de falácias como arma política, são um sinal de alerta para os praienses”, afirmou, completando que em dois anos e meio de mandato, dos quatro vereadores eleitos pelo PAICV, Francisco Carvalho incompatibilizou-se com três, bem como com os do MpD e um conjunto de instituições.

O deputado do MpD defendeu ainda que o “grande desafio” de governação da cidade da Praia é resolver os problemas originados pelo rápido crescimento populacional da cidade, por razão da falta de planeamento, afirmando que, infelizmente, com a governação do PAICV, não se conseguiu estancar a dinâmica própria desses problemas e inverter o caminho, para tornar a cidade num espaço com bons níveis de qualidade de vida, inclusiva, atractiva e competitiva do ponto de vista ambiental, económico e cultural.

“O potencial de desenvolvimento da cidade da Praia, decorrente das suas quatro valências, maior centro urbano do país, centro urbano de primeiro nível, maiores economias de aglomeração e capital do país, coloca-a em condições de funcionar como um motor de alavancagem da economia nacional, com reflexos positivos em termos de investimentos e emprego”, referiu.

Uma outra particularidade da capital, é, segundo Alberto Mello, o facto de, se a Praia entrar em colapso económico e social, os efeitos serão sentidos de forma imediata e intensa sobre todo o resto do país.

“Na verdade, governar com as pessoas, como condição para se ter um governo municipal para a cidadania, pressupõe o reconhecimento inequívoco da importância da cooperação entre o setor público e o privado, só possível se se criarem, ao nível municipal, espaços de concertação social permanente entre os atores presentes na área de jurisdição desta câmara”, disse.

Alberto Mello disse ainda ser preciso sentido estratégico, persistência e perseverança para percorrer e consolidar o caminho traçado, comprometimento com o serviço público, criatividade e inovação, muito trabalho e responsabilidade individual e coletiva dos diversos atores que, diariamente, labutam, constroem e transformam a cidade.

“Exige, naturalmente, uma equipa governativa engajada e comprometida com a Praia, que trabalhe e produza muito e em pouco tempo, como tivemos o privilégio de mostrar durante o nosso mandato”, finalizou.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project