ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Partido Popular considera que imagem de Cabo Verde fica comprometida com o caso Alex Saab 23 Agosto 2020

O Partido Popular (PP) considerou hoje que a imagem de Cabo Verde está comprometida com o caso que envolve a detenção de Alex Saab, apelando às instituições competentes para os devidos esclarecimentos.

Partido Popular considera que imagem de Cabo Verde fica comprometida com o caso Alex Saab

A posição do PP foi manifestada pelo secretário-geral do partido, Juvenal Furtado, à margem da reunião quinzenal do partido, explicando, segundo a Inforpress, que o país deveria ter evitado entrar nessa “encrenca internacional”, tendo a imagem do arquipélago ficado comprometida.

Por outro lado, disse “duvidar da explicação” dada pelo Governo relativamente à viagem de dois cidadãos cabo-verdianos à Venezuela, concretamente Gil Évora e Carlos dos Anjos.

“Em relação a isso, pedimos que o Parlamento faça um inquérito para esclarecer essa questão, assim como o Ministério Público para chamar a responsabilidade a quem é de direito”, avançou.

Outro assunto abordado na reunião do PP está ligada à suposta negligência medida apontada pelo responsável, na ilha da Brava, na qual uma mulher viu a perda do seu filho, ainda em gestação.

Segundo destacou, o que aconteceu “foi um mau atendimento”, o que se “tem verificado” em vários pontos do país, tendo exortado o Executivo à criação de um hospital em condições de atendimento, nas ilhas onde a ligação marítima e aérea seja ainda problemática.

“O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, está de férias e tem um transporte a sua disposição para o atender, assim, entendemos que os cidadãos têm que ter mesmo tratamento, tratando-se de vidas humanas”, frisou.

Ano agrícola e denuncias de Rui Araújo sobre negócios de terrenos na Praia

Segundo ainda a Inforpess, o mau ano agrícola também foi assunto na reunião do PP, chamando a atenção para a praga de gafanhotos que tem “causado transtornos” aos agricultores em Santiago Sul.

De acordo com Juvenal Furtado, os agricultores reclamam do pesticida pouco eficaz, distribuída no ano passado para combater a praga, e que está a ser novamente disponibilizada este ano, dificultando a produção.

“O que nós propomos é a dessalinização de água para rega e a produção de energia, diminuindo assim o custo do mesmo”, afiançou.

O PP fez referência ainda ao conjunto de artigos publicados por Rui Araújo (Praia Leaks, editados em primeira mão no Asemanaonline todas as sextas feiras) sobre a questão dos terrenos na capital, ressaltando que os documentos esclarecem a “negociata em volta dos terrenos” e explica os motivos de os cidadãos mais carenciados não terem acesso para construção de uma habitação.

Por fim, Juvenal Furtado criticou a atitude do presidente da Câmara Municipal da Praia, que “resolveu distribuir” máscaras gratuitamente nesta época, considerando que o edil praiense está a fazer campanha para as eleições que se avizinham, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project