SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Paul/Agricultura: Edil paulense destaca gestão de água como “maior desafio” deste concelho 15 Setembro 2021

A gestão de água é apontada pelo edil do Paul, Santo Antão, António Aleixo, como “o maior desafio” que se coloca ao sector agrícola neste concelho, onde 70 por cento (%) da população se dedica à agricultura. A informação é avançada durante um encontro, na segunda-feira, 13, entre o presidente da República, que se encontra de visita ao Paul. A Câmara Municipal do Paul tem estado a mobilizar parcerias para um projeto sobre o fomento de práticas agrícolas sustentáveis. O setor agricola tem sido afetado pela falta de mão de obra, conforme explica o Edil paulense.

Paul/Agricultura: Edil paulense destaca gestão de água como “maior desafio” deste concelho

António Aleixo disse ainda no encontro constatar que os jovens agricultores paulenses estão a optar por “uma agricultura moderna”, mas ainda persistem “costumes antigos”, como a rega por alagamento, que urge ultrapassar.

O presidente da câmara avançou que “cuidar do ambiente e gerir melhor a água” são, “de facto, um grande desafio” para a agricultura no concelho, embora “muitos jovens agricultores” estejam “a mudar de atitude”.

“A nossa mensagem é para mudar, é para poupar a água”, adiantou o autarca, para quem a seca que se fez sentir, nos últimos anos, mostra que é preciso “mudar a mentalidade” em relação à prática agrícola, no concelho.

No âmbito das suas responsabilidades, a Câmara Municipal do Paul tem estado a mobilizar parcerias através da cooperação internacional, designadamente com o Luxemburgo, que financiou ao município do Paul um projecto sobre o fomento de práticas agrícolas sustentáveis.

Trata-se de um projecto que já está a ser implementado “pensando, precisamente, no potencial agrícola” do concelho e “na sensibilização dos agricultores para uma melhor gestão de água”, explicou.

A falta de mão-de-obra na agricultura constitui outro problema que afecta este sector no Paul, segundo António Aleixo, que se regozijou com a queda de chuvas, nos últimos dias, neste concelho, facto que, a seu ver, “está a animar” os lavradores. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project