Retratos

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Paula Rego pintora expressionista a mais internacional da arte lusa — Governo e Cascais decretam luto 09 Junho 2022

A pintora dos retratos assustadores de meninas no seu espaço infantil morreu, na manhã de quarta-feira, na tranquilidade da sua casa de Londres "rodeada dos filhos" aos 87 anos. Paula Rego multipremiada e galardoada, e que o presidente Marcelo quis como retratista, recebe a derradeira homenagem amanhã com luto municipal e nacional.

Paula Rego pintora expressionista a mais internacional da arte lusa — Governo e Cascais decretam luto

O primeiro-ministro António Costa cancelou a agenda de quarta-feira, em "profunda tristeza com a morte da amiga Paula Rego" como exprimiu no Twitter.

"Perda nacional", exprimiu o presidente da República Portuguesa. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Paula Rego era "a pintora com a mais longa, rica e prestigiante projeção de Portugal desde Vieira da Silva". Aliás, em 2016, esperava ter a sorte de poder ser retratado por Paula Rego, que em 2005 fez o retrato do seu antecessor (ver em Portugal: Ex-PR Jorge Sampaio 2º dia ’internado em estado crítico’ ...), 28.ago.021).

Paula Rego, porém, em 2018 revelava as dificuldades e uma série de contratempos que não podia ter antecipado e concluía: "Pintar o presidente no estúdio do [pen]último rei de Portugal [D.Carlos, rei pintor cujo estúdio é hoje a residência oficial do presidente] quase me matou".

"Perda nacional" porque Portugal sempre acarinhou a pintora expressionista que "em 1975 se estabeleceu definitivamente em Londres" e onde é a única portuguesa distinguida com o galardão de Dama do Império Britânico.

Recebeu, pois, da Rainha Isabel II a Ordem do Império Britânico com o grau de Oficial, em 2010, pela sua contribuição para as artes.

A Câmara de Cascais, que sedia o museu Casa das Histórias que reúne uma importante amostra da obra de seis décadas de Paula (e do marido falecido em 1988) decretou luto municipal de imediato à notícia do óbito. E o luto nacional foi anunciado pelo Governo de Portugal — que em 2019 atribuiu à Paula Rego a sua Medalha de Mérito Cultural.


Impressão expressa

Paula Rego das visitas de domingo, entrada livre, no Centro de Arte Moderna na Gulbenkian ou no Centro Cultural de Belém. Olhos de quem se queda perante as monumentais meninas das telas: os dos mais novos a expressar tédio ou temor, mais que outra emoção.

Um mais afoito diz "Elas são mesmo feias!". Hoje pergunto-lhe e já só se lembra dos pastéis de Belém ali perto, sim. Um prémio após "a seca", que enfim isto de arte é preciso ter queda não só para pintar mas para apreciar — cadê a escola?

As benévolas que acreditam em crianças rosa-bebé, chocadas com as cores tenebrosas, perguntam: Porque é que ela pinta as crianças assim?

"Tu gostas disto? És mesmo estranha". Olhem que a criança-anjo raramente existe, diziam anti-rousseau(n)istas. Ou será pelas memórias traumáticas que a artista (des)carrega? A arte é longa e a vida breve, assim viva Paula Rego.
..
Fotos: As obras de Paula Rego têm sido leiloadas desde os 900 USD e chegam a atingir valores na ordem de mais de milhão e meio de dólares USD. (3ª) "O Cadete e a Irmã", de 1988, em acrílico e tela de 2,14 m por 1,51 m atingiu num leilão da Sotheby 01 milhão e 788 mil e 324 USD, em 2015.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project