"Tenho de ser objetiva: ela tem de ser presa. Como filha morro de dor ao dizer isto. Como mãe dos dois é o que peço e vou lutar para isso", afirmou Kaila Schock que perdeu Ezra em dezembro de 2021 e Uriel em novembro último.
Antiga diretora de uma escola, Tracey, de 65 anos, tinha a neta aos seus cuidados quando em novembro ocorreu a morte da bebé de sete meses. Uriel foi encontrada já morta dentro do jipe parado à porta da casa da avó num dia de muito calor, 32 graus na Flórida.
Tracey Nix tinha saído com a neta Uriel para almoçar fora com amigos. De regresso a casa esteve a tarde toda ocupada (com exercícios ao piano, que ensina em casa). Só quando um dos netos chegou da escola é que "de repente" se deu conta que a Uriel ficou dentro do jipe a tarde toda. O avô da criança, Nun Ney Nix, ainda prestou os primeiros socorros, sem sucesso.
Menos de um ano antes, Ezra, de dezasseis meses, morrera estando ao cuidado da mesma avó, depois que o marido dela teve de sair. Segundo o relatório de investigação, "Tracey deixou-se adormecer e o bebé abriu portas, subiu a um muro e entrou na casa ao lado". Foi encontrado afogado no lago do jardim.
Kaila, que estava grávida de seis meses, recebeu a chamada do pai: Ezra tinha sido "encontrado desmaiado". Ela correu para a casa dos pais e no caminho colidiu com outro carro. "O airbag abriu, nem sei como pude sair. Corri, corri, nem senti que estava descalça".
Após a morte "acidental" de Ezra, o seu segundo filho (ao colo do pai na foto em baixo, à esqª), Kaila e Drew Schock estiveram muito tempo "angustiados com a [sua] decisão de [se] afastar[em]" de Tracey.
Por isso, quando finalmente a justiça classificou essa morte como um acidente "foi um enorme alívio. Senti que podia dar-lhe uma segunda oportunidade de entrar nas nossas vidas".
"Uma pequenina parte desta filha pensou: ‘OK, podemos reatar com esta mãe, esta avó, esta pessoa’". Por isso, Kaila Nix Schock deixou pela primeira vez a filha sair com a avó. Tanto mais que ela sabia serem de "confiança" as pessoas com quem Tracey ia almoçar.
PGR protegeu Tracey?
A investigação da polícia à morte do bebé Ezra resultou no pedido ao Ministério Público da Flórida para acusar Tracey Nix. Mas a Justiça entendeu arquivar o caso "por insuficiência de provas" quanto ao alegado "homicídio por negligência".
Kaila Nix relata que ela e o marido só souberam do resultado da investigação à morte de Ezra após a morte da filha. Desta vez, a PGR-MP ao acusar Tracey de "homicídio por negligência" justificou a omissão da justiça em acusar a avó de Ezra, o bebé que morreu três dias antes do Natal de 2021.
Nota local. O desenvolvimento da ciência aliado aos novos instrumentos de medição computorizados permite grandes avanços na previsão meteorológica — ao fim de milénios em que o ser humano procurou dominar esse conhecimento para fins de sobrevivência, como mostram as previsões dos antigos egípcios e o surgimento há 2423 anos do neologismo ’meteorologia’ no Fédon de Platão e o título aristotélico Meteorológica (escrito em 350 aC), o primeiro livro científico sobre esta ciência. Porém, os processos da mente humana continuam paradoxalmente a ser um universo ainda por desvendar na sua maior parte: como é que acidentes como este ocorrem, como preveni-los? — perguntamo-nos aqui também, inconsoláveis, perante as duas tragédias que em abril de 2016 e abril de 2023 envolvem militares em Cabo Verde.
Fontes: NY Post/Fox 13/ABC News/... Fotos: A mesma tragédia duas vezes. Nota meteorológica: contrariamente à média, segundo o diagrama meteorológico (fundo da ilustração), novembro último foi excecionalmente quente em Wauchula.