ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Pedro Pires aventa aposta na formação para que Cabo Verde ganhe desafios do desenvolvimento e progresso 11 Mar�o 2018

O antigo presidente da República Pedro Pires disse, hoje 10, que a formação e a capacitação são “ferramentas fundamentais” para que Cabo Verde ganhe os desafios do desenvolvimento e do progresso, independentemente da existência ou não de recursos materiais.

Pedro Pires aventa aposta na formação para que Cabo Verde ganhe desafios do desenvolvimento e progresso

O patrono do Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP) fez estas considerações durante o a cerimónia de entrega de certificados do Curso de Liderança e Serviço Público, tendo ressalvado que a formação para a liderança está a tomar formas em Cabo Verde, com a educação a ocupar o primeiro lugar.

O antigo chefe de Estado considera determinante para a realização dos objectivos preconizados, um comprometimento sério com o país, com o argumento que se torna imperiosa a necessidade da sociedade, da nação e de todos participar no processo, de modo a garantir o compromisso com o progresso da gestão do país e do progresso.

“É fundamental que todos nós estejamos envolvidos e que cumpramos e façamos a nossa parte. Neste processo da construção do país cada um de nós tem a sua quota-parte, a sua responsabilidade. As coisas marcham se cada um de nós cumprir a sua quota-parte”, sintetiza Pedro Pires, para quem, não se pode deixar a gestão do país apenas nas mãos dos governantes.

O coordenador do curso, Victor Borges, por seu lado, afirmou que “capacitar quadros não é um luxo, nem uma despesa, mas sim um investimento para a viabilização do futuro” que todos sonham para o país, num contexto da ausência de recursos naturais e de insuficiência dos meios financeiros, para que “as organizações possam dar um salto qualitativo”.

Em representação dos formados, Domingos Gomes da Rosa enalteceu a excelência da formação, com a justificação que o curso colocou à disposição dos participantes ingredientes de que necessitavam para o despertar consciente do líder, em matéria de gestão dos recursos humanos, de condução de reuniões, de negociação, da avaliação do desempenho e de elaboração de planos e projectos.

O Curso de Liderança e Serviço Público visa contribuir para elevar a capacidade de gestores públicos em formular e gerir políticas públicas e reforçar a qualidade e a relevância dos serviços públicos, na perspectiva do desenvolvimento e da satisfação das necessidades de utentes e clientes, sendo eles cidadãos individuais, parte do sector privado ou actores sociais.

A formação, de 15 dias intensivos, contou com a participação de 20 formandos de várias áreas do sector público nacional e contou com a parceria da Direcção Nacional da Administração Pública como um dos parceiros.

Com a entrega de Certificados a estes 20 recém-formados, o Instituto Pedro Pires já formou, até à data, 167 jovens, num universo de sete cursos, envolvendo cabo-verdianos e cidadãos de outros países africanos de língua portuguesa. Fonte: Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project