A sua plataforma eleitoral centraliza-se em eixos como Direitos de cidadania e na participação; Transparência e respeito pelas minorias; Defesa do espaço público; Resposta aos novos desafios ambientais; Justiça fiscal, promoção do emprego e políticas efetivas de apoio à juventude/cultura/desporto. Com isso, pretende construir uma nova agenda autárquica para São Filipe, onde todos, sem exceção, vão ter os mesmos direitos.
O seu programa do governo local inclui várias linhas programáticas desde acudir os mais necessitados, às famílias que passam fome e que vivem em casas degradadas, passando pelo reforço de apoios sociais, habitação social, assegurar às crianças e jovens o pequeno almoço grátis nas escolas (social), como também a dinamização do conselho local de educação, criação da provedoria do munícipe (Democracia participativa/ transparência).
Para a Juventude/educação/cultura/desporto o candidato da UCID propõe apoiar as propostas da Agenda 2030 nas suas mais variadas vertentes, apoiar as associações sem discriminações, valorizar o património histórico e cultura, enquanto para a Justiça fiscal/promoção do emprego/desenvolvimento económico a plataforma eleitoral destaca-se a exigência do Governo a construção do aeroporto internacional de São Filipe e a descentralização de competências do Estado para as autarquias.
A dissolução do Gabinete Regional (DGR) e transformá-lo numa agência de desenvolvimento local, privilegiar os concursos públicos e limitar os ajustes diretos e a defesa do perímetro agrícola de “Monte Genebra” e a sua classificação como área de paisagem protegida são, outras iniciativas, que fazem parte do documento do candidato da UCID à Câmara de São Filipe. Caso vier ser eleito, Pedro Ribeiro promete desempenhar com a maior dedicação, esforço, determinação e alegria, num são espírito de compromisso, esta nobre tarefa em prol de mais liberdade, direitos, democracia, pela dignidade e por uma maior justiça social no concelho.