A Semana

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Pelo menos 38 mortos em dois atentados na Somália 25 Fevereiro 2018

Pelo menos 38 pessoas foram mortas, na sexta-feira, 23, em dois atentados com carros armadilhados que visavam o palácio presidencial e um hotel da capital da Somália, segundo os serviços de resgate e policiais somalis.

Pelo menos 38 mortos em dois atentados na Somália

"Nós temos pelo menos 38 mortos", afirmou Abdukadir Abdurahman Aden, do serviço de ambulâncias, à agência de notícias francesa AFP, que na sexta-feira tinha anunciado um primeiro balanço provisório de 18 mortos.

Segundo descreve NM que cita a mesma agência, a primeira explosão, seguida de um tiroteio com armas automáticas, atingiu um posto de controlo perto da Villa Somalia, a sede do Governo, e pouco depois uma segunda explosão ocorreu próximo do hotel Doorbin.

"Posso confirmar que ocorreu um ataque perto do palácio presidencial e outro carro carregado de explosivos detonou perto de um hotel recém-inaugurado", disse Ibrahim Mohamed, um oficial da polícia somali.

De acordo com um oficial das forças de segurança, Abdulahi Ahmed, cinco dos atacantes foram mortos por agentes governamentais e "a situação está de volta ao normal".

O grupo extremista Al-Shabab, filiado na Al-Qaeda, assumiu a responsabilidade pelos ataques num comunicado publicado na internet, afirmando que visava o Governo e as forças de segurança somalis.

O Al-Shabab tem tentado, desde 2007, derrubar o frágil Governo central da Somália, apoiado pela comunidade internacional e por mais de 20 mil soldados da força da União Africana (UA), composta por elementos vindos do Uganda, Burundi, Djibouti, Quénia e Etiópia, refere NM.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project