NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Pequena Alciony participa na Gala de Pequenos Cantores este domingo em Portugal 15 Julho 2018

A pequena Alciony Mendes, aluna do programa Bolsa de Acesso à Cultura, financiada pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), já se econtra em Portugal para participar, neste Domingo, na 30ª Gala de Pequenos Cantores. A "cantora mirim", como é conhecida, escolheu a composição "Téra Lonji" de Mayra Andrade para fazer a sua estreia em palco.

Pequena Alciony participa na Gala de Pequenos Cantores este domingo em Portugal

Conforme o programa, atuação de Alciony Mendes está marcada para hoje, 15 de julho, pelas 09h30 de Portugal e será transmitida pela RTP1 e RTPÁfrica.

Em comunicado, o MCIC lembra que Alciony Marise de Pina Mendes, de 9 anos, é da zona de Alto da Glória, Santiago. Foi selecionada num casting, que contou com a participação de mais cinco crianças de outra escola de música, promovido pela Fundação Infância Feliz para escolher um representante de Cabo Verde para o festival internacional de Pequenos Cantores em Portugal. A pequena Alciony iniciou as aulas de música na Associação Abraço, na zona de Alto da Glória, da cidade da Praia.

Percurso de Alciony

«Estudante do 4º ano de escolaridade, ela despertou a atenção da promotora do casting no mês de abril, numa apresentação da sua escola no lançamento de um livro que aconteceu na Presidência da República de Cabo Verde, cujos convidados especiais eram os alunos do programa Bolsa de Acesso a Cultura», lê-se no comunicado do MCIC.

Revela o documento que o programa Bolsa de Acesso à Cultura (BA Cultura), implementada há menos de dois anos pelo Governo da IX Legislatura e que beneficia cerca de 1500 alunos em todo o território nacional, tem tido uma projeção dentro de Cabo Verde.

«As crianças e adolescentes, parte do programa, têm sido convidadas para atuar em espetáculos e show promovidos internamente. Desta vez, o programa conseguiu mais um feito, com a participação de uma aluna (Alciony) num festival internacional», realça a mesma fonte, adiantando que o programa referido - arrancou em 2017- beneficia neste momento 42 escolas em Cabo Verde em diversas valências: música, dança, artesanato, teatro, entre outras áreas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert

Newsletter

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project