CULINÁRIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Pequenas receitas e benefícios do ovo para a saúde 19 Maio 2012

O ovo é um alimento bastante nutritivo. Contém proteínas, tanto na clara, como na gema. Esta é rica em gordura, sobretudo insaturada, e colesterol. Uma gema fornece entre 10 a 20% da dose diária recomendada de vitamina A, D, E e K. A clara é rica em vitaminas do complexo B. Estão presentes minerais como o fósforo e o selénio, este último necessário ao músculo cardíaco.

Pequenas receitas e benefícios do ovo para a saúde

O ovo é um alimento que deve fazer parte do nosso regime alimentar. Tenha alguns cuidados na compra e, em casa, para conservá-lo da melhor forma. O asemanaonline preparou para os seus estimados leitores umas deliciosas receitas a base de ovos.

TORTILHA DE ATUM E TOMATE

Ingredientes:

700g de batatas, 5 colheres de sopa de azeite, 1 cebola picada, 2 dentes de alho picados, Meio pimento verde cortado em, 3 tomates maduros sem pele cortados em cubos, 255g de atum em conserva de azeite (3 latas de 85g), 7 ovos, 125 ml de leite, 1 colher de sopa de folhas de orégãos, Sal q.b., Pimenta q.b.

Preparação:

Numa panela com água a ferver, tempere com sal, coloque as batatas a cozer com pele durante 40 minutos. Depois das batatas cozidas, retire-as e deixe arrefecer, retire a pele às batatas e corte em cubos.
Numa frigideira larga e alta, leve ao lume o azeite, a cebola e os alhos, mexa e deixe refogar até que tudo fique loirinho.
Entretanto, parta os ovos para uma tigela, adicione o leite, tempere com sal, pimenta e as folhas de orégãos, bata tudo.
Ao refogado, junte o pimento e o tomate, deixe cozinhar em lume forte durante 5 minutos, passado os 5 minutos, junte o atum e as batatas misture muito bem, por fim, apague o lume e regue tudo com os ovos.
Leve ao forno pré-aquecido nos 180º e deixe cozinhar entre 30 a 40 minutos.
Depois da tortilha bem tostada, retire e desenforme.
E está pronta a servir.

OVOS MEXIDOS COM BACON

Ingredientes:

1 colher de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de leite, 4 fatias de bacon, 4 ovos
sal e pimenta do reino

Preparação:

Doure as fatias de bacon em uma frigideira.
Coloque a manteiga em uma pequena panela e leve em banho-maria para derreter completamente. Em uma tigela, misture leite, ovos, sal e pimenta-do-reino. Coloque a mistura na panela com a manteiga e cozinhe em banho-maria mexendo regularmente para que os ovos fiquem no ponto.
Sirva com o bacon.

ERVILHAS COM OVOS ESCALFADOS E CARNE DE PORCO

Ingredientes:

- 1 Kg Ervilhas, 5/6 Bifanas de Porco, 5 Ovos, 1 Chouriço de Carne Cortado aos cubos, 1 Cebola Média, 3 Dentes de Alho Médios, 2 Folhas de Louro, Tomate em Calda ou 2 Tomates Maduros, 1 Copo de Vinho Branco, Azeite, Sal, Pimenta, Salsa

Preparação:

Numa panela larga leve ao lume a cebola picada, os alhos picados e as folhas de louro a refogar em azeite. Quando o refogado começar a ganhar cor e aroma junte os tomates picados ou a polpa de tomate. Quando começar a levantar fervura junte o chouriço picado, o copo de vinho branco e deixe voltar a ferver. Junte então a carne de porco, as ervilhas e sal e pimenta a gosto. Tape a panela e deixe ferver durante alguns minutos. Durante o período de cozedura pode necessitar de acrescentar água. Por fim, parta os ovos cuidadosamente e disponha os mesmos em cima das ervilhas. Polvilhe com salsa e deixe escalfar por cerca de 5 minutos. Sirva com arroz branco.

OVOS RECHEADOS

ingredientes:

6/7 ovos cozidos, 8 colheres de sopa de maionese, 1 lata de atum, salsa, molhos inglês, alguns camarões cozidos, sumo de limão, alface para enfeitar os pratos

Preparação:

abra os ovos ao meio e retire cuidadosamente as gemas, smague as gemas e junte-lhes a maionese, a salsa finamente picada , umas gotas de sumo de limão e umas gotas de molho inglês. Acrescente o atum escorrido e desfeito e envolva tudo muito bem. Mexa bem para que todos os ingredientes se envolvam uns nos outros, com este preparado recheie novamente os ovos. Em pratos coloque alface cortada em juliana fina e por cima disponha os ovos recheados, por cima dos ovos coloque meio camarão descascado. Leve ao frio cerca de 30 minutos antes de servir.

ARROZ DE ATUM COM OVOS ESCALFADOS

Ingredientes:

2 latas de atum, 2 ovos, 1 tomate grande, bem maduro, 1/2 dl de vinho branco, 1/2 chávena de milho em lata, 1/2 chávena de ervilhas em lata, 1 cebola média, 3 dentes de alho, 1 folha de louro, 1 tira de pimento verde, 1 tira de pimento vermelho, 2 pés de salsa, 2 pés de coentros, 1 pitada de colorau, 1 pitada de noz moscada, 6 colheres (sopa) de azeite, Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Faça um refogado com o azeite, a cebola e o alho. Junte a folha de louro, o tomate pelado, o pimento e a salsa, picados. Mexa e junte o vinho. Deixe evaporar o álcool e junte o arroz. Acrescente 2,5 chávenas de água a ferver. Junte os temperos e deixe cozinhar em lume brando. A meio da cozedura acrescente o atum escorrido, o milho e as ervilhas. Quando o arroz estiver quase cozido, junte os ovos, aguarde 2 ou 3 minutos e desligue o fogão, mantendo a panela tapada até absorver todo o molho.

Sirva decorado com tiras de pimento escaldadas, os ovos escalfados e coentros frescos.

BATATAS RECHEADAS COM OVOS

Ingredientes:

1,5 dl de natas, 4 fatias de fiambre, 4 ovos, 4 batatas grandes e compridas
50 grs. de queijo parmesão ralado, 2 colheres de sopa de manteiga, sal q.b.
pimenta q.b., noz-moscada q.b.

Preparação:

Lave e coza as batatas durante 15 minutos em água temperada de sal.
Escorra-as, corte-lhes uma tampa no sentido longitudinal, escave a polpa, com uma colher e com cuidado e pele as tampas.
Reduza tudo a puré.
Junte a manteiga ao puré de batata eleve ao lume batendo com uma colher de pau.
Adicione as natas, e metade do queijo ralado.
Corte cada fatia de fiambre em tiras e distribua pelas cavidades das batatas.
Cubra com o puré preparado sem encher completamente.
Coloque as batatas num pirex untado com manteiga e, por cima de cada uma, abra os ovos.
Polvilhe com o restante queijo ralado e leve ao forno até as claras coagularem.
Acompanhe com feijão verde salteado.

FIO DE OVOS

Ingredientes:

36 gemas de ovo, 6 copos de açúcar União, 3 copos de água, q.b. de essência de baunilha

PREPARAÇÃO:
Passar as gemas por uma peneira. Reservar.
Fazer a calda de açúcar, juntando o açúcar, a água e as gotas de baunilha, em uma panela bem larga.
Com um funil próprio de 3 furos, ir colocando as gemas já peneiras em movimento circular na panela. Logo que formar os fios, tirar com a ajuda de um garfo e colocar no escorredor.
Em seguida, colocar em tabuleiro com água gelada e um pouco da calda da panela.
Abrir os fios, no final, se preferir, tirar do tabuleiro e colocar novamente em um escorredor para sair todo o líquido.

(Colocar qualquer essência ou rum na água do tabuleiro).

Obs: antes de começar a fazer os fios deixe o tabuleiro preparado com a água gelada, a calda e a essência.

MEIAS LUAS DE OVOS

Ingredientes:

Para a massa:

100 grs. de farinha de trigo
100 grs. de manteiga
1 colher de sopa mal cheia de vinho do Porto

Para o recheio:

1 chávena e 1/2 de chá de açúcar
1/2 chávena de chá de água
5 gemas de ovos
açúcar q.b.

Preparação:
Preparar em primeiro lugar o recheio dos ovos moles, deitando o açúcar e a água num tacho e deixando ferver cerca de 10 minutos.
Deixa-se arrefecer e, estando morno, deita-se sobre as gemas previamente deslaçadas com uma faca.
Levar novamente ao lume mexendo sempre com uma colher de pau, até a mistura envolver a colher com uma camada espessa.
Retirar do lume e mexer devagarinho, até arrefecer um pouco.
Enquanto arrefece o recheio prepare a massa, amassando a farinha com a manteiga e o vinho do Porto.
Tender umas bolinhas e achatá-las com os dedos na palma da mão.
No meio de cada rodela colocar um pouco de recheio e dobrar ao meio.
Vão a cozer ao forno devendo ficar levemente douradas. Ao sair do forno, envolver cuidadosamente em açúcar.

BOLO DE LEITE CONDENSADO

Ingredientes

1 lata de leite condensado, mesma medida da lata de leite, 2 ovos inteiros, 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, 1 xícara de açúcar, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó,1 pitada de sal

Aqueça o forno a 180º C.
Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, começando pelos líquidos e depois os secos.

Transfira para uma forma untada e enfarinhada, e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos, ou até que esteja dourado.

ALGUMAS DICAS DE OVOS

-  Para bater claras em neve mais depressa - antes de bater as claras junte uma pitada de sal.

-  Separar as gemas das claras - É mais fácil separar as gemas das claras quando os ovos estão gelados.

-  Ovos estrelados - Antes fritar ovos, acrescente um pouco de farinha ao óleo para evitar que ele espirre.

-  Para que o ovo não rebente durante o cozimento - coloque na água duas gotas de vinagre.

-  Ovos estragados ou não? - Coloque-o num copo com água e sal, se boiar jogue fora porque está estragado, e se permanecer no fundo está bom para consumo.

-  Omeletes mais leves - Para a omelete ficar mais leve, não a bata muito, junte uma pitada de açúcar aos ovos, juntamente com uma colher de sopa de leite ou água morna.

-  Cortando ovos cozidos - Quando for cortar ovos cozidos sem a máquina especial, mergulhe a faca em água fervente. Assim a gema não vai esfarelar.

MITOS SOBRE OS OVOS

O ovo aumenta o colesterol?

O ovo, por conter em sua gema aproximadamente 215mg de colesterol, foi considerado um vilão da dieta e sua recomendação de ingestão foi limitada durante muito tempo. Hoje, estudos têm demonstrado relação inversa entre o consumo de ovo e aumento de colesterol e ainda enfatizam os benefícios que podem trazer à saúde, entre eles memória, capacidade cognitiva e formação de novos neurónios. Estudos científicos comprovam que as doenças cardiovasculares estão mais relacionadas com a sensibilidade hereditária e maus hábitos alimentares, como a ingestão de gorduras saturadas, principalmente as transgénicas, do que com os níveis de colesterol dos ovos. Comer quatro a seis ovos por semana é saudável e isento de efeitos adversos sobre os níveis de colesterol no sangue.

A gema do ovo deve ser descartada?

É um engano consumir inúmeras claras e jogar fora as gemas, que é onde se encontra a maior parte dos nutrientes essenciais. A gema é rica em luteína e zeaxantina, substâncias fundamentais para a saúde dos olhos.

É necessário lavar os ovos?

Logo depois da compra é importante acondicioná-los em temperatura adequada, e não é necessário lavá-los. Quando você lava o ovo acaba tirando uma “película protectora” e aumenta a possibilidade de contaminação por microorganismos que podem migrar da casca para seu interior.

Elsa Robalo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project