INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Perdemos dois motores", disse piloto no último minuto — Avião com 107 a bordo caiu em área residencial no Paquistão 22 Maio 2020

O avião com 99 passageiros e oito tripulantes embarcados no início da tarde de hoje (6ªfª, 22) em Lahore para o voo de 1200 km até à cidade portuária de Karachi caiu a três quilómetros do aeroporto internacional de Jinna-Karachi. No último minuto, o piloto comunicou ao controlo aéreo que estava a ter "problemas técnicos" e as suas últimas palavras foram "perdemos dois motores", segundo o primeiro-ministro Imran Khan que disse estar "perturbado e triste".

O avião Airbus A-320 da Pakistan International Airlines caiu numa área residencial "colada" ao aeroporto, às 14H30 (em Cabo Verde eram 8H30) quando manobrava para a aterragem no aeroporto de destino, ao fim de uma hora e meia de voo.

Pelo menos seis casas ficaram destruídas com o impacto da queda do avião que se incendiou, segundo disse o Edil de Karachi, Wasim Altar, ao Pakistan Times. Fotos e vídeos mostram colunas de fumo a sair do bairro densamente povoado.

"Todos a bordo morreram", disseram as autoridades aéreas e o autarca Aktar. Mas dois oficiais da Aviação Civil referiram mais tarde sob anonimato que havia dois sobreviventes. O ministro dos transportes confirmou no final do dia que "há milagrosamente três sobreviventes" da queda do avião.

As fontes não coincidem sobre a existência de vítimas em terra, em resultado da queda sobre as casas do bairro residencial. Mas a médica Seemin Jamali, diretora do hospital universitário Jinnah-Karachi, referiu ao DailyTimes local que oito cadáveres e quinze feridos deram entrada nessa unidade hospitalar próxima ao bairro.

De regresso a casa no fim do Ramadão para a Aid-al-Fitr

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Shah Mahmood Qureshi, "muitos dos passageiros estavam a regressar à casa para a Aid-al-Fitr, a celebração que encerra o Ramadão, a festa mais importante para os muçulmanos.

Bebé retirado vivo dos escombros

Segundo a AFP, seis horas depois do acidente há notícias de que entre os três sobreviventes está um bebé de meses. Também a NDTV, a televisão oficial indiana, um outro sobrevivente é o presidente do Banco do Punjab, que informou isso a própria mãe.

Avião com dez anos em ’leasing’ da China para Paquistão

Os registos indicam que o avião Airbus A-320 da Pakistan International Airlines, pertencente à empresa GE Capital Aviation Services, estivera, entre 2004 e 2014, na posse da China Eastern Airlines.

A empresa "está a acompanhar a situação", afirmou o porta-voz da GE Capital Aviation Services.

O avião foi inspecionado há um mês e que estava "em condições ótimas para voar", segundo as autoridades.

Fontes: Referidas/BBC/DW.de. Fotos (Reuters/Getty). É desconhecido ainda o número total de vítimas, de entre os 107 que estavam no avião e várias dezenas no bairro onde caiu — e só não foi pior porque a essa hora havia muita gente fora de casa. Registam-se três sobreviventes.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project