Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Péricles Tavares candidato a Presidente da República promete conduzir Cabo Verde numa rota certa 03 Julho 2021

O candidato a Presidente da República, Péricles Tavares, numa carta aberta aos cabo-verdianos compromete-se, caso for eleito nas eleições de 17 de Outubro, inverter a “caótica” situação que perdura em Cabo Verde para conduzi-lo numa rota certa.

Péricles Tavares candidato a Presidente da República promete conduzir Cabo Verde numa rota certa

Na sua comunicação citada pela Inforpress, Péricles Tavares, que já viveu na emigração, manifesta o seu orgulho de ter nascido no arquipélago, seja por conta da cultura, da história ou da identidade, o que faz do cabo-verdiano um “povo-nação” distinto em África.

Péricles Tavares sublinha ainda, na sua carta aberta, que o vento leste, o solo rochoso e sempre seco das ilhas faz do cabo-verdiano um povo destemido, desafiador do destino por explorar o desconhecido e onde a célere frase ‘Si ca badu ca ta biradu’, faz com que os emigrantes apostem no regresso para participar na construção do “Cabo Verde de todos e para todos”.

“Um só Povo, uma só Nação. A remoção de todos os obstáculos que possam impedir o pleno desenvolvimento da pessoa humana e limitar a igualdade dos cidadãos. Ninguém deve ser julgado por emigrar/imigrar, ou diminuído de forma desonrosa”, realça, indicando que Cabo Verde é uma república unitária, indivisível e para todos.

Afirma ainda que no exercício da cidadania, servir à República é o seu primeiro e maior objectivo para cumprir, sob juramento, a Constituição e demais Leis da República e exigir igual cumprimento a todos os cidadãos, sem excepção, incluindo os magistrados.

Neste âmbito, realça o candidato que trabalhará pela inexistência de impunidades e imunidades compulsórias, bem como pela justiça democrática, célere e pela transparência dos processos, com a presença do povo.

“O poder se exerce com sacrifício, elevada responsabilidade, lealdade e firmeza. Inadmissível defraudar a confiança depositada e traduzida na vontade popular. Urge a criação dos tribunais administrativo e tributário para controle dos fujões ao fisco, os menos escrupulosos e os criminosos conhecidos por colarinho branco”, enfatiza.

Para Péricles Tavares, um Chefe de Estado deve garantir a paz e a tranquilidade aos residentes no território, bem como as fronteiras marítimas, zonas económicas exclusivas, espaço aéreo nacional sob vigilância.

Neste quadro de ideias afirma que será um Presidente da República atento, à procura de consensos e soluções para uma governação eficiente e eficaz, salientando que jamais será cúmplice de fraudes e desonestidades.

Segundo ainda a Inforpress, o candidato a Presidente da República compromete-se ainda nos campos económico e social, bem como no âmbito das políticas públicas do governo, sendo um parceiro fiel para com os cabo-verdianos.

À diáspora promete intervir para que possam investir no sector económico por forma a contribuir com a experiência adquirida e poupança acumulada na promoção e inovação.

“Cabo-Verdianos, cidadãos, compatriotas: Cabo Verde tem solução sim! O eleitorado tem o poder, todo poder! O povo destina o poder ao seu procurador ou representante, ou seja, os governantes que, em troca, têm a obrigação de garantir a segurança, a paz e o bem-estar a todos e todas”, compromete-se.

Péricles Octaviano Augusto Galina Tavares é um cidadão cabo-verdiano que já esteve na emigração e é licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, com grau de mestre em Diplomacia e Relações Internacionais, conclui a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project