Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Perto de 100 artistas e intelectuais assinam manifesto de apoio à candidatura de José Maria Neves 26 Agosto 2021

Cerca de 100 personalidades ligadas à cultura – intelectuais, escritores, músicos e artistas em geral – já assinaram um manifesto, que circula na net, em apoio à candidatura de José Maria Neves, ex-Primeiro-ministro de Cabo Verde, às eleições presidenciais de 17 de Outubro deste ano. Da longa lista de subscritores do documento, destacam-se figuras nacionais, da área da cultura de renome, como Germano Almeida, Dina Salústio, Brito Semedo, David Leite, João Branco, Manuel Estêvão, Chissana Magalhães, Joaquim Alves (Kim Alves), Mário Lúcio Sousa, Zelinda Cohen, Marlene Pereira, Fátima Bettencourt, Jorge Tolentino, Nancy Vieira, Daniel Pereira, Manuel Veiga, Gláucia Nogueira, António Correia e Silva, entre outras personalidades. «Artistas, escritores e amantes da cultura em geral, consideramos que o candidato José Maria Pereira Neves é o Presidente da República que Cabo Verde precisa, pelo que abaixo manifestamos o nosso apoio e o nosso voto para a sua proclamação como o mais alto magistrado da Nação, nas eleições presidenciais que se avizinham», refere o manifesto que pode ser consultado e assinado através do seguinte endereço electrónico: http://culturaporcaboverde.com/ . Confira os FUNDAMENTOS do seu conteúdo, que publicamos a seguir.

Perto de 100 artistas e intelectuais assinam manifesto de apoio à candidatura de José Maria Neves

MANIFESTO

Num momento histórico para a humanidade, de crise pandémica como não se vivia há mais de cem anos, Cabo Verde tem sido fustigado a todos os níveis.

À medida que a nossa capacidade de resiliência se reafirma, muitas das nossas fragilidades vão sendo postas a nu.

Numa época de rápidas mudanças mundiais; de revolução tecnológica; de combate ao terrorismo, ao crime organizado e à corrupção e de desvalorização da moral; de profunda preocupação com as alterações climáticas – ademais num pequeno país, ciclicamente assolado por secas severas – a nova era clama por uma viragem do nosso destino coletivo.

Neste contexto, Cabo Verde precisa, no topo da hierarquia do Estado, de uma personalidade com uma visão global e profunda dos problemas que o mundo vive, que não podemos ignorar e a cujos impactos não podemos fugir.

Temos como candidato às eleições presidenciais de 17 de Outubro de 2021, aquele que, de entre os da sua geração, não só é o politico mais experiente, mas também, a mais prestigiada e respeitada individualidade cabo-verdiana na cena internacional, onde se integra a nossa importante diáspora dispersa em vários países do mundo.

O Dr. José Maria Neves tem dado provas de ser um patriota profundamente comprometido com o nosso país. Um intelectual com domínio dos meandros que as atuais complexas realidades global e nacional encerram.

Será necessária a reunião de forças de todos os cidadãos, dentro e fora de Cabo Verde, para enfrentar os problemas que se nos colocam no pós-pandemia e encontrar as soluções.

A sua plataforma espelha um profundo conhecimento e atenção à Cultura, enquanto via de pacificação e de reunião de consensos; é reveladora de uma preocupação com o aprofundamento da democracia, com o respeito pela diversidade de opiniões e com a afirmação do cabo-verdiano como Povo no concerto das Nações.

Artistas, escritores e amantes da cultura em geral, consideramos que o candidato José Maria Pereira Neves é o Presidente da República que Cabo Verde precisa, pelo que abaixo manifestamos o nosso apoio e o nosso voto para a sua proclamação como o mais alto magistrado da Nação, nas eleições presidenciais que se avizinham.

(Confira os subscritores no endereço: http://culturaporcaboverde.com/

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project