REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Petroleiro com 22 indianos desaparecido no Golfo da Guiné 04 Fevereiro 2018

Um petroleiro com uma equipa indiana de 22 elementos está desaparecido no Golfo da Guiné, onde actos de pirataria são relativamente frequentes, anunciaram este domingo, 04, as autoridades indianas.

Petroleiro com 22 indianos desaparecido no Golfo da Guiné

OMT Marine Express, navio com bandeira do Panamá, carregava 13.500 toneladas de petróleo e estava ancorado em Cotonu, no Benim, antes de desaparecer na quinta-feira passada.

"A nossa missão em Abuja está em contacto com as autoridades do Benim e nigerianas para as ajudar a localizar o barco", disse Raveesh Kumar, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia, citado pelo NM.

A companhia marítima Anglo-Eastern, com sede em Hong Kong, que fretou o petroleiro, disse que o último contacto com a equipa remonta a quinta-feira. "As autoridades foram alertadas e reagiram e a nossa primeira prioridade é a segurança da tripulação, cujas famílias foram contactadas", comunicou a empresa no Twitter.

De acordo com os órgãos de comunicação social locais, este foi o segundo barco a desaparecer nesta região durante o mês passado. Em Janeiro, também o MT Barret foi dado como desaparecido. Os membros da tripulação, maioritariamente de nacionalidade indiana, foram libertados seis dias depois do pagamento de um resgate, de acordo com o jornaçl Hindustan Times.

Segundo o International Maritime Bureau (IMB) (uma divisão da Câmara de Comércio Internacional criada para lutar contra os crimes marítimos), foram registados 180 actos de pirataria no mar no ano passado, o nível mais baixo desde 1995.

No entanto, o Golfo da Guiné, no oeste de África, continuou a ser em 2017 um dos principais pontos da pirataria marítima, já que, dos 16 incidentes com barcos em todo o mundo, sete ocorreram neste golfo, de acordo com o IMB, refere NM.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project